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Ensino de ciências na infância
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Palavras-chave

Ciências naturais. Ensino de ciências. Educação Infantil. Professor pesquisador.

Como Citar

PINTO , Isadora Gobi; JUNG , Hildegard Susana; DA SILVA , Louise da de Quadros. Ensino de ciências na infância: a percepção da prática docente. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 13, p. e020012, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14409. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O ensino de ciências na infância é um assunto que precisa ser discutido, por isso, o presente texto apresenta essa temática a partir da prática docente em uma vivência chamada Projeto Pequenos Cientistas. Nosso objetivo consiste em refletir sobre o potencial do ensino de ciências na infância, especialmente no ambiente escolar, para a construção de cidadãos críticos e conscientes ecologicamente. Realizamos um relato de experiência com observações durante o ano de 2018, período no qual as práticas pedagógicas foram voltadas para a compreensão do ensino de ciências na educação infantil. Dentre os resultados apontamos para a dificuldade da instituição e a defasagem na formação dos professores para abordar efetivamente esta temática. Além disso, percebemos a importância do ensino de ciências na educação infantil pela sua significativa implicância na percepção das crianças. Consideramos que a abordagem do ensino de ciências precisa partir da realidade de cada educando, tornando-a significativa.

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