Banner Portal
Del “curriculum oculto” a los requisitos cognitivos necesarios para la comprensión
PDF (Español (España))

Palavras-chave

curriculum oculto
educación
conocimiento
comprensión

Como Citar

BORSESE, Aldo; MORENO, Rosa María Esteban. Del “curriculum oculto” a los requisitos cognitivos necesarios para la comprensión. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 13, p. e020007, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14229. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Partindo do currículo oculto e sua influência na formação cultural e social dos alunos, a contribuição aponta a presença de outro fator de grande importância no campo da comunicação educacional, o dos requisitos cognitivos necessários à compreensão dos conteúdos propostos na Sala de aula. Em relação a este último, há uma falta de atenção tanto por parte dos estudos sobre comunicação didática quanto por parte dos professores e é enfatizado seu papel decisivo para o ensino que visa a compreensão.

PDF (Español (España))

Referências

ACASO, M., y NUERE, S. El currículum oculto visual: aprender a obedecer a través de la imagen. Arte, Individuo y Sociedad, 17, 205-218, 2005.
AGUILAR DEL CASTILLO, M.C. La influencia del currículum oculto en la formación de los estudiantes: experiencia docente en las titulaciones de relaciones laborales y finanzas y contabilidad. Acciones e Investigaciones Sociales, 38, 99-118, 2018.
ANNAMMA, S. A., JACKSON, D. D., & MORRISON, D. Conceptualizing color-evasiveness: Using dis/ability critical race theory to expand a color-blind racial ideology in education and society. Race Ethnicity and Education, 20(2), 147–162. doi:10.1080/13613324.2016.1248837, 2017.
BILBAO, P.P., LUCIDO, P.I., IRINGAN T.C., JAVIER, R.B. Curriculum development, Philippines: Lorimar Publishing, Inc, 2008.
BORSESE, Aldo. Brevi riflessioni sulle difficoltà di apprendimento, Orientamenti Pedagogici, vol. 63, n.3, 553-559, 2016.
CASERO Mora, J., GARCÍA García, A.I., y MORATILLA Organero, A. Análisis del currículum oculto en el área de conocimiento del medio en algunos libros de tercer ciclo de primaria. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 7(3), 15-24, 2012.
CINQUE, M. Il curriculum nascosto: quale definizione?, Medic, Pacini Editore, Pisa, 24(1), 14-19, 2016.
ETKIN, J.R. La doble moral de las organizaciones. Los sistemas perversos y la Corrupción Institucionalizada. Madrid: McGraw-Hill, 1993.
GRUNDY, S. Producto o praxis del currículum. Madrid: Morata, 1998.
IERALD, C.D. Technology of the comprehensive school culture: the hidden curriculum, Washington, DC, 2006.
JAKSON, P. Life in classrooms. New York: Holt, Rinehart & Row, 1968.
ORTEGA, J., FASCE, E., PÉREZ, C., IBÁÑEZ, P., MÁRQUEZ, C., y PARRA, P. Evaluación de componentes del currículum oculto en estudiantes de medicina. Revista Médica Chile,142, 1452-1457, 2014.
PEARSON, D.P., JOHNSON, D.D. Teaching Reading comprehension, Chicago, Holt, Rimehart and Winston, 1978.
PERLA, L. La didattica dell’implicito: ciò che l’insegnante non sa, Ed. La Scuola, Brescia, 2010.
ROJAS, A. "Curriculum oculto" en medicina: una reflexión docente. Revista médica de Chile, 140(9), 1213-1217, 2012.
SBISÀ, M. E’implicito, allora è importante, Italiano e oltre, La Nuova Italia, Firenze, 14, n.1, 16-25, 1999.
THOMAS, R. Identifying your skin is too dark as a put-down: Enacting whiteness as hidden curriculum through a bullying prevention programme. Curriculum Inquiry 49 (5), 573-592, 2019.
TORRES, J. El currículum oculto. Madrid: Morata, 1991.
TYSON, C. A. What is Curriculum Studies?. Journal of Curriculum and Pedagogy, 5(2), 39-42, 2008.
UREÑA Soto, O.J., y MATA Calderón, A. ¿Qué sabemos que se enseña en filosofía?: El currículo oculto de una formación filosófica. Revista Ensayos Pedagógicos, 115-141, 2018.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.