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Ensino híbrido e o estudo da/na natureza
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Palavras-chave

ensino híbrido
conexão humanidade-natureza
educação ambiental

Como Citar

RUY, Rosimari. Ensino híbrido e o estudo da/na natureza: potencialidades para o trabalho com temáticas ambientais na educação básica. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 13, p. e020006, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/13831. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este estudo teórico-reflexivo aborda as potencialidades do ensino híbrido e o estudo da natureza, na natureza, para o trabalho com temáticas ambientais na educação básica. A percepção de que discursos atuais sobre a evolução da educação para uma educação 5.0 parecem não prezar a reconexão humanidade-natureza, tão necessária ao enfrentamento dos problemas ambientais deste século, levou-nos a tecer um referencial teórico com base em pesquisas sobre os benefícios do contato com a natureza, o estudo sistematizado da natureza em ambientes naturais e a metodologia do ensino híbrido, permitindo realizar um exercício reflexivo em que projetamos o desenvolvimento de um trabalho contínuo de educação ambiental, com desdobramentos teóricos e práticos, na escola 5.0 que queremos: híbrida, com todas as prerrogativas que as inovações tecnológicas e pedagógicas podem oferecer, mas com foco na reconexão ambiente-sociedade, humanidade-natureza, como condição fundamental para a construção de um futuro socialmente justo e ambientalmente sustentável e equilibrado.

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