Os jogos didáticos como estratégia de ensino

Autores

  • Jeane Pereira da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- Uesb
  • Joelia Martins Barros Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Educação, ludicidade, aprendizagem

Resumo

Com o intuito de contribuir no aprendizado significativo dos estudantes utilizamos como estratégia de ensino os jogos didáticos com os assuntos já abordados anteriormente pelos professores: funções orgânicas, ligações químicas e tabela periódica com a participação dos alunos na confecção dos mesmos e posteriormente na sua utilização. Participaram desse trabalho alunos do 9ºano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Professora Florípes Sodré, na cidade de Jequié-Bahia, Brasil. Os resultados registraram a indispensabilidade da variação nos métodos utilizados a fim de propor aos alunos um conhecimento diferenciado por meio de recursos simples e ao mesmo tempo que os motivasse de maneira lúdica.

Palavras chave: Educação; Ludicidade; Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLOG DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Entenda tudo sobre a Teoria de Aprendizagem de Vygotsky. Disponível em:https://educacaoinfantil.aix.com.br/vygotsky/ Acesso em: 17 janeiro 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. v.1. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB. 2006.
CAMPOS, Maria Cristina da Cunha. Didática de Ciências: o ensino e aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 2001.
CAMPOS, L. M. L.; FELICIO, A. K. C.; BORTOLOTTO, T. M. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino. 2003.
COLL, C.; MARQUESI, A.; PALACIOS, J. – Desenvolvimento Psicológico e Educação – Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas. vol. 1 e 2 1995.
CUNHA, N. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE. 1988.
CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028- 2004.
DESSEN, M. A., & COSTA Jr., Á. L. (orgs.). A ciência do desenvolvimento humano. Tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre, RS: Artmed. 2005.
FRIEDMANN, A. Brincar: crescer e aprender, o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.
GOMES, R.R. FRIEDERICH, M. A. A contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO. 1. Anais.Rio deJaneiro.2001.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo, 1996.
LORENZETTI. Leonir. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. 2000. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ciência) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.
MARISCAL, A. J. F.; IGLESIAS, M. J. Soletrando o Brasil com símbolos químicos. Química Nova na Escola, vol. 31 nº1, 2009.
MELO, C. M.R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento. Información Filosófica. V.2 nº1. 2005.
MIRANDA, S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. In: Ciência Hoje, vol.28. 2001.
NAVEAVELA, Conheça 5 métodos pedagógicos utilizados no Brasil e suas características. Disponível em http://naveavela.com.br/metodos-pedagogicos-e-caracteristicas/Acesso em: 17 janeiro 2019.

PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1987.
POZO, J. I. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. 3. ed. Porto Alegre: Artes médicas, 1998.
SANTANA, Eliana Moraes de - A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-graduação Inter unidades em Ensino de Ciências - 2006.

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

DA SILVA, J. P.; BARROS, J. M. Os jogos didáticos como estratégia de ensino. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 13, p. e020003, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/13793. Acesso em: 27 maio. 2022.