Resumo
Esta pesquisa trata, em linhas gerais, da formação de professores compreendendo as dimensões: (i) da iniciação da formação do professor pesquisador; (ii) da aproximação com a prática profissional do docente em instituições educativas, escolas e outras; (iii) da relação entre pesquisa e profissionalização do professor; (iv) das práticas de pesquisa realizadas pelos professores em seu trabalho. A investigação a ser realizada focaliza as séries finais de formação (graduação) e anos iniciais de trabalho procurando estabelecer relações entre formação em pesquisa e suas implicações com a profissionalização do professor. As principais referências internacionais desta pesquisa são: NÓVOA, A. (1992); CARR, W. (2004) e as principais referências nacionais desta pesquisa são; GATTI, B. A. (2006, 2009). Considerando o alcance e significado dos programas de incentivo de fomento à formação do professor, urge indagar a respeito dos impactos desses programas na profissionalização docente. Nesse sentido, a questão básica desta investigação é: “quais são os impactos dos projetos de incentivo à pesquisa no desenvolvimento profissional?” O objetivo desta pesquisa é compreender o impacto dos projetos de iniciação à pesquisa ofertados nos cursos de formação docente aos professores ao longo de sua experiência profissional. Optamos, metodologicamente, por uma abordagem qualitativa, que tenha como escopo as perspectivas fenomenológica e histórico-crítica.
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