A formação política a partir da iniciação científica e da iniciação a docência
PDF

Palavras-chave

Greve
Formação política
Iniciação a docência.

Como Citar

MARCOMINI, Eduardo; DOMINSCHEK, Desiré Luciane; BRIZOLA, Felipe do Rocio; RAMOS, Ingrid Alves; BOTELHO, Luciana C. B.; RODRIGUES, Elisangela de Paula; MACHADO, Ana Paula; SALGADO, Kamile Maria das Graças; FREITAS, Mariani Strapasson dos Santos. A formação política a partir da iniciação científica e da iniciação a docência. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018374. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/374. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho buscou apresentar o debate ético e o compromisso institucional quanto a preservação documental digital de uma instituição de ensino superior. Nossa análise identifica os arquivos como lugares de memória, onde o historiador/pesquisador encontra seus documentos , os questiona, os interroga e os transforma em suas fontes. Entendemos que as fontes não falam por si, assim como por si não se tornam documento; o que as fontes transmitem confronta-se com a subjetividade ou a objetividade do historiador/pesquisador. A realidade do passado e a intencionalidade do historiador necessitam de um aporte teórico de conceitos e procedimentos, e estes procedimentos e conceitos, precisam ser balizados pelo comprometimento ético do pesquisador, na construção da verdade histórica preservada. Identifica-se a relevância deste estudo para a área de história e para a ciência na medida em que o objetivo norteador do trabalho foi apresentar o arquivo enquanto espaço de memórias e que produz memórias e histórias a partir da intencionalidade do historiador. Além disso, fazer emergir a narrativa deste arquivo enquanto local de preservação da memória de instituições, é destacar a intencionalidade dos percursos históricos que podem emergir a partir de pesquisas científicas. Esta pesquisa , recorre a pesquisa documental em uma análise qualitativa, problematizando a preservação digital de documentos institucionais.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018374
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.