Os impactos do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na educação básica
PDF

Palavras-chave

PIBID
Formação inicial
Política pública.

Como Citar

RATZ, Claudia Denise Krummenauer; DOMINSCHEK, Desiré Luciane; OLIVERIA, Deise Daiani Texeira de; ALVES, Tabatha Castro; BURGO, Renata. Os impactos do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na educação básica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018312. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/312. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este estudo analisa os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na educação básica a nível Nacional. O PIBID é uma política pública brasileira que incentiva e valoriza o aprimoramento na formação dos docentes para a educação básica. O objetivo central desse estudo é investigar a ação do programa na formação docente, bem como analisar como está sendo conduzida a formação inicial dos professores. Optou-se em descrever o PIBID e apresentar os dados de desempenho do programa entre os anos de 2007 a 2013, de forma a ilustrar os benefícios do Programa. Como fonte de pesquisa foram utilizados os estudos de Gatti, Pimenta, Saviani, Severino e Tardif, que tratam de forma específica como se encontra a estrutura da formação inicial dos professores de licenciatura, relacionada à prática docente.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018312
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.