Efeitos de diferentes plantas de cobertura e manejos durante renovação do canavial sobre o teor de água no solo
PDF

Palavras-chave

Diviner 2000
Cobertura do solo
Umidade do solo.

Como Citar

GABRIEL, Camila de Souza; SOUZA, Zigomar Menezes de. Efeitos de diferentes plantas de cobertura e manejos durante renovação do canavial sobre o teor de água no solo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018258. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/258. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Informações sobre a utilização de plantas de cobertura em áreas de cana-de-açúcar são escassas e, existem poucas informações a respeito de seus efeitos nos atributos do solo e na disponibilidade de água para as culturas comerciais. Assim, o objetivo desse trabalho será monitorar o teor de água no solo em área de cana de açúcar sob diferentes plantas de cobertura e sistemas de preparo do solo e adicionalmente avaliar alterações nos atributos físicos do solo. O estudo está sendo conduzido em condições de campo na usina Santa Fé, no município de Ibitinga, onde serão avaliadas quatro diferentes culturas como plantas de cobertura (Crotalária juncea, milheto, amendoim e sorgo) em três manejos (plantio direto, preparo profundo e cultivo mínimo) e uma testemunha (preparo convencional). As medições estão sendo realizadas mensalmente no mesmo dia para todos os tratamentos de uma mesma repetição utilizando uma sonda da capacitância modelo Diviner 2000. As coletas de solo para avaliação dos atributos físicos do solo ocorreram durante a caracterização da área ao final do primeiro ciclo de cultivo da cana-de-açúcar. Espera-se que este projeto de pesquisa forneça alternativas de manejos agrícolas sustentáveis para a cultura da cana-de-açúcar proporcionando melhores condições físicas do solo e avaliando a relação entre o teor de água com a produtividade proporcionada pelos diferentes usos de plantas de cobertura e manejos. 

https://doi.org/10.20396/revpibic262018258
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.