Avaliação da estrutura do solo em área de renovação de canavial
PDF

Palavras-chave

Biomassa radicular
Atributos físicos do solo
Manejo do solo.

Como Citar

SOUZA, Zigomar Menezes de; SILVA, Daniel Oliveira da; GIMENES, Leonardo Evangelista; SILVA, Micael da; LOVERA, Lenon Henrique; OLIVEIRA, Ingrid Nehmi de; FARHATE, Camila Viana Vieira; LIMA, Elizeu de Souza; ESTEBAN, Diego Alexander Aguilera. Avaliação da estrutura do solo em área de renovação de canavial. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181470. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1470. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Para melhoraria dos atributos do solo e o desenvolvimento radicular, o uso de plantas de cobertura vem crescendo ao longo dos anos, pois é uma prática que restitui quantidades consideráveis de nutrientes aos cultivos. Os objetivos deste trabalho foram determinar em condições de campo e de laboratório atributos físicos indicadores da estrutura do solo e quantificar a produção e sistema radicular da cana-de-açúcar nos diferentes tratamentos. O sistema plantio direto foi o sistema de manejo que apresentou maior produção de biomassa radicular em ambos os anos de cultivo, comprovando que os sistemas conservacionistas trazem beneficios para os atributos fisicos do solo, assim como para o desenvolvimento do sistema radicular.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181470
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.