Pressão de preconsolidação de um Latossolo sob controle de tráfego em área de cana-de-açúcar
PDF

Palavras-chave

Piloto automático
Compactação do solo
Pressão de pré-consolidação.

Como Citar

RIBEIRO, Náiade de Paula; SOUZA, Zigomar Menezes de; ESTEBAN, Diego Alexander Aguilera; OLIVEIRA, Ingrid Nehmi de; LIMA, Elizeu de Souza; LOVERA, Lenon Henrique. Pressão de preconsolidação de um Latossolo sob controle de tráfego em área de cana-de-açúcar. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181064. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1064. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O sistema de produção da cana-de-açúcar promove o tráfego intenso, gerando a compactação do solo. Portanto, o objetivo deste trabalho foi estudar as alterações físicas do solo por meio do ensaio de compressibilidade da cultura da cana-de-açúcar cultivada em áreas com e sem controle de tráfego e plantada com espaçamento simples e duplo combinado. O experimento foi realizado no município de Nova Europa-SP. A capacidade de suporte de carga do solo foi avaliada na linha do rodado (LR) na camada de 0,00-0,10 m e 0,20-0,30 m. A capacidade de suporte de carga do solo foi alterada em função dos sistemas de manejo. Na linha do rodado, os sistemas de manejo com controle de tráfego agrícola, independente do teor de água no solo, apresentaram valores maiores de pressão de preconsolidação.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181064
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.