Influência do tipo e espessura de sistemas CAD/CAM no grau de conversão de cimento resinoso dual
PDF

Palavras-chave

Sistemas CAD-CAM
Cimento resinoso
Grau de conversão.

Como Citar

WANDERICO, Carolina Marino; GOBBO, Vanessa Cavalli; KURY, Matheus; ABUNA, Gabriel; GIANNINI, Marcelo. Influência do tipo e espessura de sistemas CAD/CAM no grau de conversão de cimento resinoso dual. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018287. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/287. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Avaliar a influência da espessura de materiais híbridos e de cerâmicas vítreas do sistema CAD-CAM na redução da irradiância e na microdureza de cimento resinoso dual. Foram obtidos dois corpos de prova em diferentes espessuras (0, 0,5, 1 e 2 mm) dos materiais restauradores indiretos do sistema CAD-CAM: Polímero infiltrado por cerâmica (Vita Enamic, Vita), Resina Nanocerâmica (Lava Ultimate, 3M Espe), Cerâmica a base de dissilicato de lítio (E.Max. Vita Ivoclar). Foram confeccionados corpos de prova de cimentos resinoso dual (Rely X Ultimate – 3M Espe) em matriz e fotoativados através dos materiais restauradores indiretos com diferentes espessuras (n=10), interposto matriz de poliéster. A microdureza Knoop (KHN) e a redução da irradiância de luz LED foram determinados por microdurômetro e por espectrofotômetro de fibra óptica, respectivamente. Os dados foram analisados pela Anova (2 fatores), teste Fisher LSD e Dunnet (5%). Os resultados indicam que houve diminuição da microdureza do cimento fotoativado através da resina nanocerâmica com 2,0 mm e houve redução da irradiância em %, quanto maior foi a espessura do material, sendo maior para a cerâmica.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018287
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.