Efeitos da escovação dentária nas propriedades de superfície e microdureza de compósitos contendo diferentes fotoiniciadores
PDF

Palavras-chave

Resina composta
Escovação
Fotoiniciador.

Como Citar

SAHADI, Beatriz Ometto; GIANNINI, Marcelo; ANDRÉ, Carolina Bosso; NIMA, Gabriel; PRICE, Richard Bengt. Efeitos da escovação dentária nas propriedades de superfície e microdureza de compósitos contendo diferentes fotoiniciadores. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018201. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/201. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este estudo avaliou o efeito da escovação de dentária no perfil de rugosidade (RP), rugosidade superficial (RS) e microdureza (MI) de compósitos. A unidade fotopolimerizadora Valo (Ultradent) foi utilizada para fotoativar seis compósitos: Z350XT (3M ESPE), Z250 (3M ESPE), Charisma (Kulzer), Filtek Bulk Fill (3M ESPE), Tetric Evoceram (Ivoclar Vivadent), e Estelite Asteria (Tokuyama). Os discos de compósitos foram confeccionados (n = 10) e submetidos à escovação (30.000 ciclos). As amostras foram analisadas em relação a RP, e RS por microscopia confocal. MI foi obtida antes e depois de escovar. A unidade fotoativadora foi colocada na mesma posição a fim de avaliar MI em dois conjuntos de medições que correspondem à localização do LED na superfície, composta: luz violeta (405 nm) e luz azul (465 nm). Os dados foram analisados por teste de T-pareado, ANOVA de dois e três fatores e teste de Tukey (? = 0.05). A escovação não alterou as propriedades da superfície de qualquer um dos compósitos, exceto para Charisma. Z350 quando fotoativado com luz violeta levou a uma redução de MI após a escovação.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018201
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.