Análise do conteúdo mineral e morfológico do esmalte após clareamento com gel clareador experimental contendo diferentes concentrações de nanopartículas bioativas
PDF

Palavras-chave

Remineralização dentária
Clareamento dental
Cor

Como Citar

MARTIN, Isabella; GOBBO, Vanessa; ABUNA, Gabriel; CAMPOS, Paulo. Análise do conteúdo mineral e morfológico do esmalte após clareamento com gel clareador experimental contendo diferentes concentrações de nanopartículas bioativas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192196. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2196. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito de um gel clareador experimental a base de peróxido de hidrogênio 35% contendo diferentes concentrações de partículas inorgânicas de biovidro (0%, 5%, 10%, e 15%) no esmalte. O pH dos géis experimentais foi determinado e os grupos foram submetidos à análise em Espectroscopia Raman para determinação do conteúdo inorgânico do esmalte clareado, a análise morfológica da superfície (n=5) em Microscopia de Força Atômica e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os dados foram submetidos à análise para determinação da normalidade e teste MANOVA com medidas repetidas, (?=5%). O pH dos agentes permaneceu alcalino por 24 h e o gel 0% exibiu valor menor que 7 após as 24 h. O gel contendo biovidro apresentou maior conteúdo mineral e as análises em AFM e MEV demonstraram áreas irregulares e depressões nos grupos clareado com gel 0% e gel 15%. A adição 5% e 10% de nanopartículas de biovidro melhorou o conteúdo inorgânico e promoveu menor alteração superficial no esmalte clareado.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192196
PDF

Referências

ARTIN, I.; GOBBO, V.; ABUNA, G.; CAMPOS, P. Análise do conteúdo mineral e morfológico do esmalte após clareamento com gel clareador experimental contendo diferentes concentrações de nanopartículas bioativas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 27, p. 1-1, 9 jan. 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.