Citotoxicidade e potencial remineralizador de um gel clareador experimental contendo nanopartículas de biovidro
PDF

Palavras-chave

Clareamento dental
Cor
Remineralização dentária.

Como Citar

MARTIN, Isabella; GOBBO, Vanessa Cavalli; ABUNA, Gabriel Flores; CAMPOS, Paulo Ferreira; PACHECO, Daylana. Citotoxicidade e potencial remineralizador de um gel clareador experimental contendo nanopartículas de biovidro. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018633. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/633. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar as propriedades físicas do esmalte clareado com agentes clareadores experimentais com a adição de nanopartículas de biovidro, e a penetração, eficácia e citotoxidade do gel. Blocos de esmalte foram submetidos ao clareamento com (n=10): Controle - 0% de biovidro; 5% de biovidro; 10% de biovidro e 15% de biovidro, adicionados à uma matriz de peróxido de hidrogênio 12%. Avaliou-se a alteração da microdureza Knoop, rugosidade média e alteração de cor (?E) antes, 24 horas, 7 dias, 14 dias e 21 dias após a aplicação do gel. A citotoxidade e a penetração dos géis experimentais também foi determinada e os dados estatisticamente analisados. Houve aumento da rugosidade do esmalte clareado e diminuição da microdureza, porém, o gel clareador com 5% de nano biovidro apresentou menores alterações físicas e a maior alteração de cor entre os grupos clareados, além de apresentar a maior viabilidade celular entre as concentrações.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018633
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.