Potencial de inibição de cárie secundária ao redor de compósitos bioativos, compósito convencional e tipo bulk-fill, submetidos à ciclagem de pH
PDF

Palavras-chave

Cárie dentária
Restauração dentária permanente
Flúor

Como Citar

MEDEIROS, Beatriz; GOBBO, Vanessa; PACHECO, Daylana; KURY, Matheus; NORONHA, Mayara. Potencial de inibição de cárie secundária ao redor de compósitos bioativos, compósito convencional e tipo bulk-fill, submetidos à ciclagem de pH. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192703. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2703. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este estudo avaliou o potencial de inibição de cárie secundária dos materiais restauradores bioativos e/ou bulk-fill. Cinquenta blocos de esmalte (5x5x3 mm) foram selecionados de acordo com a microdureza superficial. Cavidades padronizadas foram preparadas na região central dos blocos (3x3x3 mm), e em seguida restaurados com os seguintes materiais: (n = 10): Controle positivo (CIV - ionômero de vidro), composto convencional bioativo (BII, Beautifil II), compósito bioativo bulk-fill (AC, Active Bioactive) e dois controles negativos, um compósito convencional (GR, GrandioSO) e um composto bulk-fill (AD, Admira X-TRA). Os blocos foram submetidos a ciclagem de pH para indução de lesão de cárie, e posteriormente foram seccionados longitudinalmente para análise de microdureza transversal quanto à área de lesão cariosa (?S), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia de luz polarizada (MLP). Os dados foram analisados quanto à normalidade, ANOVA one-way e teste Tukey, adotando o nível de significância de 5%. Os resultados de ?S apontaram que a área de lesão cariosa não diferiu (p>0,05) entre os dentes restaurados. As imagens no MLP mostram que os compósitos bioativos apresentaram menor área de desmineralização, do que o controle negativo (GR). Diante dos resultados, foi possível concluir que os compósitos bioativos convencional ou bulk-fill foram incapazes de controlar o desenvolvimento de cáries secundárias.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192703
PDF

Referências

Imazato S. Antibacterial properties of resin composites and dentin bonding systems. Dent Mater 2003;19:449-457.
Itota T, Nakabo S, Iwai Y, Konishi N, Nagamine M, Torii Y. Inhibition of artificial secondary caries by fluoride-releasing adhesives on root dentin. J Oral Rehabil 2002;29:523-527

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.