Efeitos do treinamento físico sobre a via NLRP3/MAOA e ativação da lipólise no tecido adiposo visceral de camundongos idosos
PDF

Palavras-chave

Exercício
Envelhecimento
Lipólise

Como Citar

ALMEIDA, Fernanda de; ROPELLE, Eduardo; CRISOL, Barbara; CINTRA, Dennys; PAULI, José; MOURA, Leandro de. Efeitos do treinamento físico sobre a via NLRP3/MAOA e ativação da lipólise no tecido adiposo visceral de camundongos idosos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192004. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2004. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Durante o processo de envelhecimento ocorre aumento do acúmulo de tecido adiposo, devido, ao menos em parte, a redução da capacidade de ativação da lipólise. Recentemente um estudo demonstrou que o processo de envelhecimento aumenta a atividade do inflamassoma NLRP3 no tecido adiposo branco, estimulando o Fator de diferenciação de crescimento 3 (GDF3) e a atividade de Monoamina oxidase A (MAOA), que por sua vez, reduzem a biodisponibilidade de noradrenalina e consequentemente a atividade lipolítica. Por outro lado, o exercício físico é um estimulador da lipólise. Contudo os efeitos do exercício sobre a via NLRP3/MAOA ainda não são conhecidos. O objetivo do presente estudo foi avaliar a efeitos do treinamento sobre a via NLRP3/MAOA no tecido adiposo visceral durante o envelhecimento. Camundongos C57BL/6J machos com 25 meses foram submetidos a um protocolo de treinamento em esteira durante 4 semanas para posterior análise molecular do tecido adiposo branco. Observamos que o envelhecimento promove aumento do conteúdo proteico de MAOA no tecido mesentérico. O exercício físico crônico em animais idosos foi capaz de promover melhoras fisiológicas e isso pode estar associado à uma forte tendência de redução do conteúdo proteico de MAOA no tecido adiposo mesentérico desses animais. Assim, exercício físico mostrou-se capaz de promover melhoras fisiológicas importantes e capaz de reduzir o conteúdo de tecido mesentérico, apesar do conteúdo proteico de MAOA apresentar discreta redução.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192004
PDF

Referências

CAMELL CD, SANDER J, SPADARO O, LEE A, NGUYEN KY, WING A, GOLDBERG EL, YOUM Y-H, BROWN CW, ELSWORTH J, RODEHEFFER MS, SCHULTZE JL & DEEP DIXIT V. Inflammasome-driven catecholamine catabolism in macrophages blunts lipolysis during ageing. Nature; DOI: 10.1038/nature24022, 2017.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.