Expressão de ABHD5 em tecido adiposo no envelhecimento e a influência do exercício físico em sua atividade
PDF

Palavras-chave

Lipólise
Exercício físico
Envelhecimento

Como Citar

BRICOLA, Rafael et al. Expressão de ABHD5 em tecido adiposo no envelhecimento e a influência do exercício físico em sua atividade. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192720. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2720. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A lipólise é um mecanismo biológico complexo responsável por promover a degradação de moléculas de gordura para obtenção de substrato energético. O processo de envelhecimento é acompanhado pelo aumento do acúmulo de tecido adiposo, que ocorre ao menos em parte, devido a redução da capacidade de ativação da lipólise. Por outro lado, sabidamente o exercício físico é reconhecido como um potente estimulador do processo da lipólise. Recentemente, a proteína ABHD5 (do inglês, ?-? hidrolase domain-contain protein 5) foi descrita como molécula chave no controle da lipólise, ao passo que a interação entre a ABHD5/ATGL é determinante para a metabolização de triglicerídeos para obtenção de energia. Contudo pouco se conhece sobre a influência do envelhecimento e do exercício físico sobre a expressão/atividade da ABHD5. Portanto o atual projeto pretende avaliar o efeito do envelhecimento sobre o conteúdo proteico de ABHD5 no tecido adiposo de camundongos, bem como investigar o papel do exercício físico sobre a ABHD5 e a ativação da lipólise em camundongos idosos. A realização do presente projeto poderá ajudar a elucidar o papel da ABHD5 sobre o acúmulo de gordura durante o envelhecimento, bem como determinar a possível capacidade do exercício físico em modular a atividade da ABHD5 e da lipólise no envelhecimento.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192720
PDF

Referências

BARZILAI N, RENNERT G. The Rationale for Delaying Aging and the Prevention of Age-Related Diseas es. Rambam Maimonides Med J. DOI:10.5041/RMMJ.10087, 2012.
Sanders, M. A. et al. Endogenous and Synthetic ABHD5 Ligands Regulate ABHD5-Perilipin Interactions and Lipolysis in Fat and Muscle. Cell Metab 22, 851-860,

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.