Resumo
Trata-se de um estudo descritivo exploratório. O estudo deriva de um estudo de coorte analítico longitudinal, conduzido no município de Piracicaba, SP, Brasil, no período de 2014 a 2018. Inicialmente, 476 adolescentes (1ª onda) foram encaminhados para tratamento de cárie e/ou doença periodontal nas USFs. Após 18 meses foram reavaliados 325 indivíduos (2ª onda) para investigar se eles aderiram ao tratamento odontológico proposto na fase inicial. E por fim, no ano de 2018, 249 foram reavaliados novamente (3ª onda). Foi utilizado o banco de dados desse projeto, a fim de localizar espacialmente os adolescentes que aderiram ou não às consultas odontológicas nas regiões do município. Para a análise espacial os dados foram organizados de acordo com as cinco Regiões de Saúde administrativas (norte, sul, centro, leste e oeste) e 64 bairros do município. Foram coletados para caracterizar socioeconomicamente os bairros, dados do índice de Exclusão Social, disponibilizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba. Para a organização dos dados por Região de Saúde (RS), com a base cartográfica digital, foi realizada a operação de agregação dos municípios por RS no software TerraView® (Versão 4.2.1).
Referências
LOPEZ, R; BAELUM, V. Gender differences in tooth loss among Chilean adolescents: socio-economic and behavioral correlates. Acta Odontol Scand, v.64, n.3, p.169-176. 2006.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.