Associação entre desempenho escolar, estado de saúde e variáveis psicossociais em escolares do ensino médio do município de Piracicaba
PDF

Palavras-chave

Baixo rendimento escolar
Saúde bucal
Alfabetização em saúde.

Como Citar

MIALHE, Fabio Luiz; ALVES, Abia Reami; PEZZAN, Agnes; SIMON, Ana Clara; PRADO, Juan Felipe Pires do; GOES, Luana Togni de; LIMA, Midia Sabrina Freire de. Associação entre desempenho escolar, estado de saúde e variáveis psicossociais em escolares do ensino médio do município de Piracicaba. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181420. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1420. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa foi de avaliar, por meio de um estudo transversal observacional, as associações entre características de saúde e psicossociais de adolescentes e o rendimento escolar. Participaram da pesquisa, 250 adolescentes na faixa etária de 14 a 18 anos, de ambos os sexos, provenientes de 5 escolas públicas do ensino médio do município de Piracicaba, SP. Foram aplicados, em semanas distintas, os seguintes questionários: características sociodemográficas (sexo, idade, moradia etc.), autopercepção do rendimento escolar e autopercepção da saúde bucal; senso de coerência; resiliência; bullying e letramento em saúde bucal. Verificou-se que as indivíduos do sexo masculino, que autoreferiram um estado de saúde geral ruim, que foram ao dentista pela última vez devido a problemas odontológicos e que apresentavam baixo letramento em saúde bucal apresentaram maior chance de apresentarem um baixo rendimento escolar (p<0,001).

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181420
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.