Resumo
Este trabalho pretende contribuir com a área da História da Arte elucidando a Arte Beuronense presente no Brasil. Para tanto, apresentamos a Teoria de Dom Desiderius Lenz (1832-1927), desenvolvida para a Escola de Arte de Beuron, através da circulação de seus modelos e cânones no Brasil, como o realizado por Dom Adelbert Gresnicht (1877-1956) em São Paulo.
Referências
ABADIA DE MAREDSOUS. S. BENEDICTVS. Abtei St. Bebedict zu Maredsous, 15 jan. 1880.
ABADIA DE ST. MARTIN. Beuron 1863-1963: Festschrift zum hundertjährigen Bestehen der Ezrzabtei St. Martin.
Beuron/Hohenzollern: Erzabtei St. Martin, 1963.
BENTO, Santo. A Regra de São Bento: latim- português. D. João Evangelista Enout (trad.), Rio de Janeiro: Lumen Christi, 2003.
CIZINSKA, Helena. Ísis- Madona. Staletá Praha, Rocnik XXX, Praga, 2014.
HAUSER, Nathanael, OSB. The Beuronense School of Art: Its early development and spread to the United States. In: DOMMER, Ian, OSB (Org.). Sacred Art: beuronense art at Saint John’s. College/Minnesota: Saint John Monastery, 1998.
KRINS, Hubert. Introdução. In: LENZ, Desiderius. The Aesthetic of Beuron and other writings. London, Francis
Boutle Publishers, 2002.
LENZ, Desiderius. The Aesthetic of Beuron and other writings. London, Francis Boutle Publishers, 2002.
SÃO GREGÓRIO MAGNO, Papa. Vida e Milagres de São Bento. São Paulo, Artpress, 2011.
STANDAERT, Felix. L’École de Beuron: um essai de renouveau de l’art Chrétien `a la fin du XIXc siècle. Belgique: Éditions de Maredsous, 2011.
YANG, Klency K. B. A pintura beuronense na Basílica do Mosteiro beneditino de São Paulo:1914-1922. 234f., 2016. Dissertação (Mestrado em História da Arte) Faculdade de História da Arte, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Guarulhos.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Klency Kakazu de Brito Yang