“Lygia Clark e Hélio Oiticica

Lygia Clark
Hélio Oiticica
Desenho industrial

MARQUES, Priscila Giselda; SANTO, Fábio Lopes de Souza. “Lygia Clark e Hélio Oiticica: arte, desenho industrial e design”. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 9, p. 303–308, 2013. DOI: 10.20396/eha.9.2013.4458. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4458. Acesso em: 22 jul. 2024.

Passados exatos 25 anos da morte de Lygia Clark e 33 anos da de Hélio Oiticica, suas trajetórias ainda são motivo de investigações e pesquisas. Muitas questões a respeito de seus trabalhos já foram levantadas: nossa proposta aqui é lançar um outro olhar, pouco usual sobre seus trabalhos, interessa-nos aproximá-los das práticas e concepções do “Desenho Industrial” e “Design” – bem como indicar como outros artistas de sua geração também dialogaram com a transformação então em curso nesta prática e que caminhos abriram. Ao lançarmos hoje um olhar sobre a produção contemporânea de design notamos que algumas questões colocadas por essa produção parecem já estar latentes nos trabalhos de Lygia Clark e Hélio Oiticica das décadas de 1960 e 1970.

AMARAL. Aracy A.. Projeto Construtivo na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, Museus de Arte Moderna; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977.

BRITO, Ronaldo. Vértice e Ruptura do Projecto Construtivo Brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify, 1999.

BÜRDEK, Bernhard E.. Design: história, teoria e prática do design de produtos; tradução Freddy Van Camp. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.

CLARK, Lygia. “Lygia Clark”. Textos de Lygia Clark, Ferreira Gullar e Mário pedrosa. Rio de Janeiro, Funarte,1980.

FOSTER, Hal. Design and Crime (and other diatribes). Verso. London2003. pp.13-26

GULLAR, Ferreira. Etapas da arte contemporânea. 2ª edição, Rio de Janeiro: Revan, 1999.

MACHADO, Vanessa Rosa. Lygia Pape: espaços de ruptura. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Área de Concentração em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, 2008.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro: Ed. Rocco Ltda, 1986.

SCHNEIDER, Beat. Design - uma introdução: o design no contexto social, cultural e econômico. Tradução Sonali Bertuol, Geoge Bernard Sperber. São Paulo: Editora Blücher, 2010.

SOLFA, Marilia. Interlocuções entre arte e arquitetura como práticas críticas: a teoria arquitetônica de Bernard Tschumi e a cena artística dos anos 1970. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Área de Concentração em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, 2010.