O Realismo em Rossellini e Manet
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Palavras-chave

Realismo
Roberto Rossellini
Édouard Manet

Como Citar

SANTOS, Evandro José dos. O Realismo em Rossellini e Manet: um apelo ao sublime na imagem. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 10, p. 202–210, 2023. DOI: 10.20396/eha.10.2014.4153. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4153. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Em paralelo ao fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Roberto Rossellini produz aquela que viria a ser a primeira obra de sua trilogia neorrealista: Roma, Città Aperta (1945). O estado de decadência por que passava a Itália naquele momento era o mesmo vivenciado por grande parte da Europa, e foi este o pano de fundo apropriado por Rossellini para desenvolver o trabalho que assinala uma nova estética do Realismo apresentada a partir do dispositivo técnico do cinema. Nada além da imagem cinematográfica poderia expor de forma tão aguda o drama e todo o sofrimento vivenciado por milhares de pessoas naquela época, pois as técnicas fotográficas, por sua própria gênese objetiva, assumiram um papel político de denúncia, que outrora também pertenceu à pintura, como em A execução de Maximiliano (1867), de Édouard Manet, por exemplo.

https://doi.org/10.20396/eha.10.2014.4153
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Referências

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ROMA Città Aperta. Direção: Roberto Rossellini. Ano produção: 1945. São Paulo, Geral DVD-FILMES, 2002. 97 min. Dolby 2.0, Standard 1.33:1 - P&B

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Copyright (c) 2014 Evandro José dos Santos

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