A fotografia no museu histórico e no museu de arte

Museu
Theodor Preising
Museu Paulista da USP
MASP

LEMOS, Eric Danzi. A fotografia no museu histórico e no museu de arte: a assimilação das imagens de Theodor Preising em coleções do Museu Paulista e do MASP. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 10, p. 195–201, 2014. DOI: 10.20396/eha.10.2014.4127. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4127. Acesso em: 3 jul. 2024.

Pretendemos analisar o colecionismo de imagens produzidas pelo fotógrafo Theodor Preising (1883-1962) em dois contextos institucionais distintos: em um museu histórico e em um museu de arte. No Museu Paulista da USP, o conjunto de fotografias de Theodor Preising que tomaremos como objeto de estudo, foi incorporado em 1991, procedente da coleção de uma família de imigrantes alemães, os Wanschel. Trata-se de cinquenta e duas fotografias contendo registros da paisagem natural, rural e urbana do estado de São Paulo durante a década de 1920. No Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) as imagens de autoria do fotógrafo alemão naturalizado brasileiro, foram adquiridas em 2004, na ocasião da 13ª edição da coleção Pirelli/MASP de Fotografia, provenientes do arquivo sob custódia dos herdeiros, Douglas e Lúcia Aptekmann. As sete fotografias incorporadas pelo MASP foram produzidas por Theodor Preising entre as décadas de 1920 e 1940, sendo cinco registros do estado de São Paulo e dois do estado do Rio de Janeiro.

CARVALHO, Maria Cristina Rabelo de; CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de; RODRIGUES, Tânia Francisco. Fotografia e História: ensaio bibliográfico. In: Anais do Museu Paulista, São Paulo, Nova Série, vol. 2, jan./dez., 1994, p. 253-300.

COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: reflexões sobre curadoria e museu. Tese (Livre-Docência em Teoria e Crítica de Arte) - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

KELSEY, Robin. Les espaces historiographiques de Timothy O’Sullivan. Études Photographiques, n. 14, jan., 2004, p. 4-33.

LIMA, Solange Ferraz de. A pesquisa com fotografia no Museu Paulista: construção de banco de imagens e coleções de retratos. In: Seminário Memória e Patrimônio em Dois Cliques: a pesquisa com imagens em contextos museológicos, II Clique: a pesquisa com imagens fotográficas. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2008.

MAKINO, Miyoko; SILVA, Shirley Ribeiro da; LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia. O serviço de documentação textual e iconografia do Museu Paulista. In: Anais do Museu Paulista, São Paulo, Nova Série, v. 10/11, n. 1, 2003, p. 259-304.