Apontamentos sobre arte e patrimônio têxtil
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
PDF

Palavras-chave

Pesquisa Têxtil
Educação patrimonial
Patrimônio têxtil

Como Citar

LEÃO, Joelma. Apontamentos sobre arte e patrimônio têxtil: conhecer para preservar, mas como?. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 225–232, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.4013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4013. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Parece-nos, hoje, que a inacessibilidade do pesquisador junto a alguns museus do país não avançou tanto quanto poderíamos imaginar. O que falar então, sobre uma categoria de patrimônio que, ainda, não é muito entendido ou conhecido, não só pelo público leigo, mas, também, pelos seus próprios “benfeitores profissionais”? A Educação Patrimonial, atividade que se esmera em um país como o Brasil para levar o conhecimento do patrimônio cultural a setores diversos, sobretudo aqueles do universo educacional, em seu nível fundamental e médio, ao que parece, deverá desdobrar-se em uma ação hercúlea para levar tal entendimento às esferas específicas que recebem, salvaguardam e detém o tal patrimônio. A saber, os próprios museus. Esse artigo tem como objetivo “tácito” colocar as experiências de alguns pesquisadores têxteis quanto a expectativa e frustração de acesso aos seus objetos de análise, bem como o aprendizado obtido por eles durante tais investidas.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.4013
PDF

Referências

ANDRADE, Rita. Por debaixo dos panos: cultura e materialidade de nossas roupas e tecidos . In: PAULA, Teresa Cristina Toledo de. Tecidos e sua conservação no Brasil: museus e coleções. Editora da publicação Teresa Cristina Toledo de Paula; tradutores Angela Zucchi, Gavin Adams, María Alicia Gancedo Álvarez). São Paulo: Museu Paulista da USP, 2006, pp. 72-76.

CASTILHO Káthia. Têxteis como documentação da técnica e da estética . In: PAULA, Teresa Cristina Toledo de. Tecidos e sua conservação no Brasil: museus e coleções. Editora da publicação Teresa Cristina Toledo de Paula; tradutores Angela Zucchi, Gavin Adams, María Alicia Gancedo Álvarez). São Paulo: Museu Paulista da USP, 2006, pp.123-126.

FUNARI, Pedro Paulo e FUNARI, Raquel dos Santos. Educação Patrimonial: teoria e prática . In: SOARES, André Luis Ramos e KLAMT, Sergio Célio (organizadores). Educação Patrimonial: Teoria e Prática. Santa Maria: Editora UFSM, 2008, pp.11-21.

LEÃO, Joelma. Por um estudo da obra de arte têxtil . Anais do II Encontro de História da Arte, IFCH/UNICAMP, Campinas/SP. Disponível em www.ifch.unicamp.br/pos/hs/anais/2006/posgrad/(43).pdf

MILLER, Lesley. Extramuros/Intramuros:universidades, museus e a história do têxtil . In: PAULA, Teresa Cristina Toledo de. Tecidos e sua conservação no Brasil: museus e coleções. Editora da publicação Teresa Cristina Toledo de Paula; (tradutores Angela Zucchi, Gavin Adams, María Alicia Gancedo Álvarez). São Paulo: Museu Paulista da USP, 2006, pp. 24-31.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais .(tradução Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg). São Paulo: Perspectiva, 2002, 3a edição.

PAULA, Teresa Cristina Toledo de. A conservação do patrimônio têxtil . Revista da Biblioteca Mario de Andrade. São Paulo: v. 52, jan./dez. 1994, pp. 167-175.

Site: Ministério da Cultura, para o Estatuto dos Museus. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/2009/01/15/estatuto-de-museus-2/ , acesso em 12 de setembro de 2009.

Figura 1: FUNARI, Pedro Paulo e FUNARI, Raquel dos Santos. Educação Patrimonial: teoria e prática . In: SOARES, André Luis Ramos e KLAMT, Sergio Célio (organizadores). Educação Patrimonial: Teoria e Prática. Santa Maria: Editora UFSM, 2008, pp.11-21.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2009 Joelma Leão

Downloads

Não há dados estatísticos.