Estampas como inspiração para a pintura em Minas Gerais
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.

Estampas
Pintura
Minas Gerais
Período colonial

ARAUJO JUNIOR, Delson Aguinaldo de. Estampas como inspiração para a pintura em Minas Gerais. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 144–157, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.3992. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3992. Acesso em: 22 jul. 2024.

Este trabalho abordará a produção das pinturas artísticas nacionais do período colonial, feitas a partir de modelos europeus divulgados pelas gravuras e estampas usadas pelos artistas no Brasil. Para este objetivo, lançaremos mão dos artigos publicados nas Atas do IV Congresso Internacional do Barroco Ibero-Americano, realizado em Ouro Preto no ano de 2006; para o enriquecimento do trabalho, será usado também o artigo de Hannah Levy, e Marcos Rill, entre outros pesquisadores, com o objetivo de abordar o tema de uma forma mais aprofundada e verticalizada.

BOHRER, Alex Fernandes: Os diálogos de Fênix: fontes iconográficas, mecenato e circularidade no Barroco mineiro. 2007. 158 f. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

BOHRER, Alex Fernandes. Buril Planetário: Minas Gerais, de Rafael a Rubens. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DO BARROCO IBERO-AMERICANO, 4, 2006, Ouro Preto. Anais do IV Congresso Internacional do Barroco Ibero-Americano. Ouro Preto, MG: UFOP, 2006.

BOHRER, Alex Fernandes. Mecenato e fontes iconográficas na pintura colonial mineira: Ataíde e o Missal 34. In: XXIV COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 24, 2004, Belo Horizonte. Anais do XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2004.

BOHRER, Alex Fernandes. Um repertório em reinvenção: apropriação e uso de fontes iconográficas na pintura colonial mineira. In: Revista Barroco. Belo Horizonte, MG: UFMG, v. 19, 2005.

BORGES, Silvia B. G.; SOUZA, Jorge V. A. Escolas de papel no espaço luso-brasileiro: análise de pinturas, painéis azulejares e seus modelos. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DO BARROCO IBERO-AMERICANO, 4, 2006, Ouro Preto. Anais do IV Congresso Internacional do Barroco Ibero-Americano. Ouro Preto, MG: UFOP, 2006.

HILL, Marcos. Arte Contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

JARDIM, Luiz. A pintura em algumas igrejas antigas de Minas. In: Revista SPHAN. Rio de Janeiro, 1939, v. 3.

LEVY, Hannah. Modelos Europeus na Pintura Colonial. In: Revista do SPHAN. Rio de Janeiro, 1944, v. 8.

LEVY, Hannah. A pintura colonial do Rio de Janeiro: nota sobre suas fontes e alguns de seus aspectos. Revista do SPHAN. Rio de Janeiro, 1997, v. 26.

MELLO, Magno Moraes. O Tractado da perspectiva do jesuíta Inácio Vieira e sua relação com a pintura de falsa arquitectura. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DO BARROCO IBERO-AMERICANO, 4, 2006, Ouro Preto. Anais do IV Congresso Internacional do Barroco Ibero-Americano. Ouro Preto, MG: UFOP, 2006.

SANTIAGO, C. F. G. Pintura de Rubens, gravura flamenga e pinturas coloniais brasileiras: a trajetória de uma imagem em versões historicamente motivadas. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DO BARROCO IBERO-AMERICANO, 4, 2006, Ouro Preto. Anais do IV Congresso Internacional do Barroco Ibero-Americano. Ouro Preto, MG: UFOP, 2006.