Resumo
Oscar Pereira da Silva pintor atuante em uma variada gama de gêneros artísticos, composta de pinturas históricas que decoram as paredes do Museu Paulista, cenas de gênero expostas na Pinacoteca do Estado de SP e até mesmo, em meio às paisagens, naturezas-mortas e retratos que seu pincel de pôs a trabalhar para fazer parte de acervos particulares. Ainda não se esquecendo das alegorias que compõe o Teatro Municipal de São Paulo. O pintor é contemporâneo dos cenários da vida caipira desenhados por Almeida Júnior e dos rostos angelicais feitos por Eliseu Visconti. Com certeza, não é mero acaso a escolha das referências contemporâneas ao desenvolvimento da arte de Pereira da Silva, pois a intenção que perdura a unir as palavras iniciais de Acquarone e os nomes artísticos citados tem por fim introduzir a primeira parte da análise das obras de Oscar Pereira da Silva que retratam a figura feminina, produto de um desenho apurado, onde se pode encontrar a habilidade do olhar de Almeida Júnior e a sensibilidade de Eliseu Visconti.
Referências
ACQUARONE, Francisco. Mestres da Pintura no Brasil. Rio de Janeiro, Ed. Paulo de Azevedo Ltda, 1942.
BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade: o pintor da vida moderna. [Organizador Teixeira Coelho], Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996
OHASHI, Helena Pereira da Silva. Minha vida: Brasil – Paris – Japão. São Paulo, s. ed.,1969.
PEREIRA, Ana Carolina de Souza; GEN, Gabriella de Amorim. “Oscar Pereira da Silva e suas representações do feminino.” 19&20. Rio de Janeiro, v. III, n. 4, out. 2008. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/artistas/ops_feminino.htm (acesso: 28/nov./2010)
RITZENTHALER, Cecile. L’ecole des beaux-arts du XIXe siecle : les pompiers ; preface de Maurice Rheims ; introduction et textes de Cecile Ritzenthaler. Paris ; Mayer, 1987.
TARASANTCHI, Ruth Sprung. Oscar Pereira da Silva. São Paulo: Empresa das Artes, 2006.
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Copyright (c) 2010 Marcela Regina Formico