Resumo
“Jeróglificos de Nuestras Postrímerias” é o nome que se dá à série de dois quadros de Juan de Valdés Leal (In Ictu Occuli e Finis Gloriae Mundi), pintados entre os anos de 1670 e 1672. Essa série de quadros é composta de esqueletos, corpos em decomposição e outros elementos macabros que a tornam singular. A data das pinturas em questão está compreendida no dito Barroco Espanhol, movimento que estaria inserido no Siglo de Oro de la pintura espanhola. Essa denominação de “século de ouro” está intimamente relacionada com a revalorização do Barroco espanhol pelos românticos espanhóis do século XIX, que viam no Barroco espanhol, assim como na pintura medieval, uma “genuína expressão artística nacional”. É preciso relativizar o conceito de “genuína expressão artística nacional”, uma vez que esta expressão minimiza as influências externas, principalmente da Itália e de Flandres, que esse período sofreu para o fortalecimento de uma identidade nacional. Mas também não queremos atribuir à pintura barroca espanhola a alcunha de simples cópias italianas e do país de Flandres, visto que as obras espanholas não seguiam indiscriminadamente os modelos italianos e dos países baixos, mas sim escolhiam manter certas características enquanto rejeitavam outras completamente para dar forma a uma nova síntese estilística.
Referências
BROWN, Jonathan. Painting in Spain 1500-1700. Yale University Press, 1991.
BROWN, Jonathan. Hieroglyphs of Death and Salvation: The Decoration of the Church of the Hermandad de la Caridad, Seville. IN: Art Bulletin.
GIL, Fernando Martinez. “Muerte y Sociedad em la Espana de los Austrias”. Ediciones de la Universidad de Castilla- La Mancha. Cuenca, Espanha, 2000. p. 43.
MARAVALL, Jose Antonio. La cultura del Barroco: analisis de uma estructura historica. Editorial Ariel S. A., Barcelona, 1996.
SERRALLER, Francisco Calvo. Teoria de la Pintura del Siglo de Oro. Madrid: Ediciones Catedra S. A . , 1991.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2010 Letícia Roberto dos Santos