Resumo
É interessante que em tempos de redes sociais, quando alguma produção ou performance em arte objetiva propiciar reflexões sobre polêmicos direitos individuais, recebe por vezes várias críticas pouco fundamentadas chamando-as de "cultura do socialismo" e "bolchevismo cultural", porém pouco se reflete sobre o que estes termos fazem referência.
Referências
AMARAL, Aracy A. Arte para quê?: a preocupação social da arte brasileira, 1930-1970 : subsídios para uma história social da arte no Brasil. São Paulo: Nobel, 2003.
EAGLETON, Terry. Crítica literária marxista. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
FABRIS, Annateresa. Portinari, pintor social. São Paulo: Perspectiva, 1990.
FISCHER Ernest. A Necessidade da Arte. São Paulo: Círculo do Livro, 1959.
JDANOV, Andrei. Soviet Literature - Richest in Ideas, Most Advanced Literature. Disponível em <https://www.marxists.org/subject/art/lit_crit/sovietwritercongress/zdhanov.htm>
LEHMKUHL, Luciene. "O pintor não fecha os olhos diante da realidade": Portinari e o neo-realismo português. ArtCultura. Uberlândia, vol. 8, nº12, Jan-Jun/2006.
PEDROSA, Mario. Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília. São Paulo: Perspectiva, 1981.
ZANELATTO, João H.; COELHO, Tiago da Silva. Encontros e desencontros: o muralismo de Portinari e o muralismo mexicano, Locus: revista de história, Juiz de Fora, v.20, n.2, p.261-275, 2014.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2017 Tiago da Silva Coelho