Oswald de Andrade entre a Negra e Jack Johnson
Capa preta com título "Os silêncios na História da Arte", data e número da edição. Na parte inferior, a pintura de quatro pessoas brancas com vestimentas de época sentadas em volta de uma mesa.
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Palavras-chave

Oswald de Andrade
Tarsila do Amaral
Jack Johnson
A Negra
Modernismo paulista

Como Citar

VIRAVA, Thiago Gil de Oliveira. Oswald de Andrade entre a Negra e Jack Johnson: o discurso racial e o modernismo paulista. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 12, p. 579–588, 2017. DOI: 10.20396/eha.12.2017.4560. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4560. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

Em alguns dos principais textos em que Oswald de Andrade discute as artes visuais na década de 1920, especialmente durante o período de formulação do "futurismo paulista" que produziu a Semana de Arte Moderna, em 1922, encontram-se posicionamentos sobre a questão racial no Brasil. O que este texto apresenta é uma primeira tentativa de aproximação dessa discussão, centrada em três textos publicados por Oswald de Andrade, entre 1914 e 1923, relativamente pouco conhecidos se comparados a seus manifestos,
romances e peças teatrais.

https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4560
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