Olhar, silêncio e paisagem na arte contemporânea através da produção poética de Cássio Vasconcellos
Capa preta com título "Os silêncios na História da Arte", data e número da edição. Na parte inferior, a pintura de quatro pessoas brancas com vestimentas de época sentadas em volta de uma mesa.
PDF

Palavras-chave

Arte contemporânea
Cássio Vasconcellos
Fotografia

Como Citar

MENDES, Talita; PFÜTZENREUTER, Edson do P. Olhar, silêncio e paisagem na arte contemporânea através da produção poética de Cássio Vasconcellos. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 12, p. 551–569, 2017. DOI: 10.20396/eha.12.2017.4557. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4557. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

Neste artigo se desenvolve análise acerca de intersecções entre noções de olhar e paisagem na arte contemporânea. Considera-se pertinente ao corpus deste trabalho uma parcela da produção visual do artista-fotógrafo Cássio Vasconcellos — no caso, as instalações Uma vista (2002) (Fig. 01 e Fig. 02) e Coletivo (2008) (Fig. 03, Fig. 04 e Fig. 05). Tem-se em conta vídeo e imagens digitais (e/ou digitalizadas) das instalações que enfocam construções visuais fundamentadas em fotografias aéreas e trazem à tona a ideia de
programação de visualidades vinculadas às máquinas de visão/aparelhos ópticos imagéticos em relação a experimentações artísticas da modernidade que vieram a influenciar produções contemporâneas de arte.

https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4557
PDF

Referências

CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DUBOIS, Philippe. A arte é (tornou-se) fotográfica? Pequeno percurso das relações entre a arte contemporânea e a fotografia no século XX. In: ______. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas, SP: Papirus, 2004.

LEVINAS, Emmanuel. Ética e Infinito. Lisboa/Portugal: Edições 70, 1982.

FER, Briony. Introdução – Imagens invisíveis: a representação visual e a linguagem. In: FRASCINA, Francis (et alli). Modernidade e modernismo: a pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1998.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

ORLANDI, Eni P.. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

PEIXOTO, Nelson Brissac (org.). Arte/Cidade – Zona Leste – Máquinas Urbanas. Santiago de Compostela: Artedardo, 2011.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Coletivo. In: VASCONCELLOS, Cássio. Coletivo: exposição (MIS - SP) 19 de outubro de 2008 a 11 de janeiro de 2009: catálogo.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Talita Mendes e Edson do P. Pfützenreuter

Downloads

Não há dados estatísticos.