Resumo
As águas têm um som que acalma, tranquiliza. Este som se deve a seu movimento, seja em função de uma pequena queda, seja em função dos desníveis e obstáculos encontrados em seu percurso, seja em função dos ventos, seja em função de seu próprio vai-e-vem, como nas ondas do mar, seja em função de artefatos criados pelo homem.
Referências
“A coleção de fotografias do imperador D. Pedro II”. Disponível em: bndigital.bn.gov.br/projetos/terezacristina/histcolecao.htm. Acesso em 10/01/2018.
CARVALHO, Vânia Carneiro de. A representação da natureza na pintura e na fotografia brasileiras do século XIX. In: FABRIS, Annateresa. Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991.
CELSO, Afonso. O Imperador no Exílio. Revista Patrimônio e Memória. São Paulo, UNESP, v.13, n.1, p.307-9, jan-jun, 2017.
FABRIS, Annateresa. Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. A Imperatriz Thereza Christina: um olhar brasileiro. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Rio de Janeiro, IHGB, a 173 (457): 225-242, out./dez., 2012.
LIMA, Solange Ferraz de. O circuito social da fotografia. In: FABRIS, Annateresa. Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do Imperador. D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2017 Solange de Aragão