Resumo
A comunicação tem como proposta apresentar alguns exemplos de trabalhos envolvendo a fotomontagem ocorridos no Brasil, durante a primeira metade do século XX. As informações aqui fornecidas inserem-se no âmbito de minha pesquisa de doutorado, na qual investigo as fotomontagens publicadas por Jorge de Lima em 1943, no álbum A pintura em pânico, frequentemente considerado pioneiro nessa técnica. O intuito desta fala é relativizar tal afirmação, mostrando que havia já uma produção local de fotomontagens, ainda que não em âmbito artístico.
Referências
BALADY, Sonia Umburanas. Valério Vieira: um dos pioneiros da experimentação fotográfica no Brasil. Dissertação de Mestrado. 2012. Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo. São Paulo.
DUARTE, Benedito Junqueira. Crônicas da memória vol. 1. São Paulo: Massao Ohno - Roswith Kempf Editores, 1982.
FERNANDES JR., Rubens. "Fotografia no Brasil e Modernidade". In: SCHWARTZ, Jorge (org.). Da Antropofagia a Brasília: Brasil 1920-1950. São Paulo: Fundação Armando Álvares Penteado e Cosac Naify Edições, 2002.
GRATIVOL, Kariny. Viajante incansável: trajetória e obra fotográfica de Theodor Preising. Dissertação de Mestrado. 2011. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo.
HAPP, Deborah. Um romance em cada foto: a popularização da fotomontagem por Francisco Aszmann nas décadas de 1950 e 1960 no Brasil. 2016. Dissertação de Mestrado. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. São Paulo.
KOSSOY, Boris. "Valério Vieira: viveu em São Paulo um dos gênios da fotografia mundial". O Estado de S. Paulo. São Paulo, 04.mar.1973, p.5.?
KOSSOY, Boris. "Apontamentos para uma biografia". In: ROSENTHAL, Hildegard. Hildegard Rosenthal: cenas urbanas. São Paulo: Instituto Moreira Salles, s.d.
MENDES, Ricardo. "O Valério cumprimenta-vos: persona e invenção na virada do século". Fotoplus, 2006. Disponível em: http://www.fotoplus.com/download/20060500-Valerio%20Vieira-MIS%20SP.pdf

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2017 Priscila Sacchettin