O nu feminino em Suzanne Valadon
Capa preta com título "Os silêncios na História da Arte", data e número da edição. Na parte inferior, a pintura de quatro pessoas brancas com vestimentas de época sentadas em volta de uma mesa.
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Palavras-chave

Nu feminino
Suzanne Valadon
Arte moderna

Como Citar

SILVA E SIQUEIRA, Marina. O nu feminino em Suzanne Valadon. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 12, p. 437–445, 2017. DOI: 10.20396/eha.12.2017.4545. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4545. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo pretende apresentar algumas questões que surgiram no curso de minha pesquisa de mestrado, "O nu feminino em Suzanne Valadon: Nus (1919) no acervo do MASP", iniciada em 2017. Abordarei aqui as principais características da obra de Suzanne Valadon, conforme apontadas pela crítica do início do século XX bem como pela literatura posterior sobre a artista, aplicadas ao nu feminino. O objetivo é demonstrar, por meio de algumas obras selecionadas, o desenvolvimento e as transformações na forma de trabalhar o nu ao longo da obra da artista.

https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4545
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Referências

BETTERTON, Rosemary. How Do Women Look? The Female Nude in the Work of Suzanne Valadon. Feminist Review, No. 19 (Spring, 1985), pp. 3-24, Palgrave Macmillan Journals. Disponível online em http://www.jstor.org/stable/1394982, acessado em 01 de setembro de 2016.

MATHEWS, Patricia. Returning the Gaze: Diverse Representations of the Nude in the Art of Suzanne Valadon. College Art Association: The Art Bulletin, Vol. 73, No. 3 (Sep., 1991), p. 419. Disponível em http://www.jstor.org/stable/3045814, acessado em 29 de junho de 2016.

WARNOD, Jeanine. Valadon. Flammarion: Paris, 1981.

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Copyright (c) 2017 Marina Silva e Siqueira

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