A Utopia Realista de Thoré-Bürger
Capa preta com título "Os silêncios na História da Arte", data e número da edição. Na parte inferior, a pintura de quatro pessoas brancas com vestimentas de época sentadas em volta de uma mesa.
PDF

Palavras-chave

Théophile Thoré
Johannes Vermeer
Historiografia
Crítica de arte

Como Citar

VASCONCELLOS, Mariana Garcia. A Utopia Realista de Thoré-Bürger. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 12, p. 418–423, 2017. DOI: 10.20396/eha.12.2017.4543. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4543. Acesso em: 26 jul. 2024.

Resumo

Théophile Thoré, figura de certa relevância no mundo da arte europeu por volta da metade do século XIX e cuja influência sobre o cânone é sentida até hoje, permanece sem receber grande atenção acadêmica. Livros gerais de historiografia da arte como os de Germain Bazin (1989), Udo Kultermann (1996) e Lionello Venturi (1964) dedicam-lhe breves parágrafos, e seu nome é por vezes sucintamente citado em obras sobre a pintura holandesa, quando se fala de sua ?redescoberta?. Pois esta foi, de fato, a grande contribuição de Thoré: artistas como Frans Hals e, em especial, Johannes Vermeer (antes praticamente desconhecido) não seriam hoje considerados dois dos mais importantes pintores da arte ocidental sem seu consciente e diligente trabalho de recuperação.

https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4543
PDF

Referências

BAZIN, Germain. História da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BÜRGER, William. Musées de la Hollande. Amsterdam et la Haye. Études sur l'École Hollandaise. Paris : Librairie Vve. Renouard, 1858.

BÜRGER, William. Musées de la Hollande. Musée Van der Hoop à Amsterdam et Musée de Rotterdam. Paris : Librairie Renouard, 1860.

BÜRGER, William. Frans Hals. In: Gazette des Beaux-Arts, 1868, XXIV, p. 219-233, p. 431-449.

BÜRGER, William. Salons de W. Bürger, 1861-1868. Prefácio de T. Thoré, vol. 1; vol. 2. Paris : Librairie de Vve Jules Renouard, 1870.

JOWELL, Frances Suzman. Thoré-Bürger and the Revival of Frans Hals. In: Art Bulletin, 1974, 56, p. 101-117.

JOWELL, Frances Suzman. Thoré-Bürger and the art of the past. Nova York: Garland Publishing, 1977.

JOWELL, Frances Suzman. Thoré-Bürger – A Critical Role in the Art Market. In: The Burlington Magazine, 138, 1996, p. 115-129.

JOWELL, Frances Suzman. Vermeer and Thoré-Bürger: Recoveries of Reputation. In: Studies in the History of Art, Vol. 55, Symposium Papers XXXIII: Vermeer Studies, [S.l.], 1998. p. 34-57.

JOWELL, Frances Suzman. From Thoré to Bürger : the image of Dutch art before and after the Musées de la Hollande. In: Bulletin van het Rijksmuseum, 2001, t.XLIX, n° 1, p. 45-60.

JOWELL, Frances Suzman. Thoré-Bürger's art collection: ?a rather unusual gallery of bric-à-brac?. In: Simiolus. Netherlands quarterly for the history of art, 2003, t. XXX, p. 54-119.

KERN, Daniela. Revivais pluralistas na historiografia da arte. Ouro Preto: EdUFOP, 2012.

KULTERMANN, Udo. Historia de la historia del arte – el camino de una ciencia. Madrid: Ediciones Akal, 1996.

PETROZ, Pierre. Un critique d'art au XIXe siècle. Paris: Ancienne Librairie Germer-baillière Et Cie., 1884.

THORÉ, Théophile. Dictionnaire de phrénologie et de physiognomie à l'usage des artistes. Paris: Librairie usuelle, 1836.

THORÉ, Théophile. Salons de T. Thoré, 1844, 1845, 1846, 1847, 1848. Prefácio de W. Bürger (e introdução Nouvelles tendances de l'art assinada por T. T., 1857). Paris: 1868 ; reed. 1870.

VENTURI, Lionello. History of art criticism. Nova York: Dutton, 1964.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Mariana Garcia Vasconcellos

Downloads

Não há dados estatísticos.