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A Utopia Realista de Thoré-Bürger
Capa preta com título "Os silêncios na História da Arte", data e número da edição. Na parte inferior, a pintura de quatro pessoas brancas com vestimentas de época sentadas em volta de uma mesa.
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Palavras-chave

Théophile Thoré
Johannes Vermeer
Historiografia
Crítica de arte

Como Citar

VASCONCELLOS, Mariana Garcia. A Utopia Realista de Thoré-Bürger. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 12, p. 418–423, 2017. DOI: 10.20396/eha.12.2017.4543. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4543. Acesso em: 13 dez. 2024.

Resumo

Théophile Thoré, figura de certa relevância no mundo da arte europeu por volta da metade do século XIX e cuja influência sobre o cânone é sentida até hoje, permanece sem receber grande atenção acadêmica. Livros gerais de historiografia da arte como os de Germain Bazin (1989), Udo Kultermann (1996) e Lionello Venturi (1964) dedicam-lhe breves parágrafos, e seu nome é por vezes sucintamente citado em obras sobre a pintura holandesa, quando se fala de sua ?redescoberta?. Pois esta foi, de fato, a grande contribuição de Thoré: artistas como Frans Hals e, em especial, Johannes Vermeer (antes praticamente desconhecido) não seriam hoje considerados dois dos mais importantes pintores da arte ocidental sem seu consciente e diligente trabalho de recuperação.

https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4543
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Referências

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Copyright (c) 2017 Mariana Garcia Vasconcellos

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