Negro, mas belo
Capa preta com título "Os silêncios na História da Arte", data e número da edição. Na parte inferior, a pintura de quatro pessoas brancas com vestimentas de época sentadas em volta de uma mesa.
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Palavras-chave

Igreja da Irmandade de São Benedito
São Benedito
Escultura
Irmandades negras

Como Citar

OLIVEIRA, Joyce Farias de. Negro, mas belo: São Benedito, o santo preto da Idade Moderna. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 12, p. 368–375, 2017. DOI: 10.20396/eha.12.2017.4535. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4535. Acesso em: 26 jul. 2024.

Resumo

Em Santos, na Igreja da Irmandade de São Benedito, localizada no altar-mor deste templo, está a escultura da segunda metade do século XIX de São Benedito. De origem portuguesa e apresentando uma tendência neoclássica com formas mais lineares, de anatomia mais longilínea, de policromia em tons mais rebaixados, nem sempre com a utilização do douramento, esta peça permite explorar modificações estilísticas acerca da produção de arte religiosa no século XIX, no entanto, esta comunicação pretende abordar apenas o histórico da iconografia de São Benedito, na tentativa de ressaltar o problema da "cor preta" na construção de uma santidade negra no catolicismo tridentino. Isso porque esta peça possui um detalhe incomum, sendo importante frisá-lo neste começo.

https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4535
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Referências

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