Resumo
Comecemos por um desenho do início da carreira de Pablo Picasso, El Portal (fig 1), publicado em 1901 em Arte Joven, uma revista de artes e literatura cujo diretor artístico era o próprio Picasso, um jovem de então 18 anos. De pronto, nos arrebata o olhar fulminante de uma mulher que abre a porta de um estabelecimento às escuras e nos encara de maneira fixa. 69, a inscrição fincada no canto superior direito do desenho, nos remete a um conteúdo erótico, a um ambiente de bordel.
Referências
ANGULO, Diego. Murillo y Goya. Goya Revista de Arte, Madri, n. 148-150, p. 210-213, 1979.
BERHEIMER, Charles. Degas Brothels: Voyeurism and Ideology. Representations, Special Issue: Misoginy, Misandry and Misanthropy, Berkeley, v. 20, p. 158-186, Outono de 1987.
CROWLING, Elisabeth. Picasso Looks at Degas. New Harven: Yale University Press, 2010.
DAIX, Pierre. Picasso Criador: Sua vida íntima e sua obra. Porto Alegre: LPM, 1989.
PALAU I FABRE, Josep. Picasso: Life and Work of the Early Years, 1881-1907. Oxford: Phaidon, 1981.
PRO, Diego. Conversaciones con Bernareggi. Tucumán, Imprenta López, 1949.
RICHARDSON, John. Picasso: una biografia, 1881-1906, Volume I. Madri: Alianza Editorial, 1995.
ROSEBLUM, Robert. Ingres. Paris: Cercle d‘Art, 1968.
RUBIN, William, SECKEL, Hélene, COUSIND, Judith. The Genesis of „Les Demoiselles d?Avignon?. Nova York: Museum of Modern Art/Abrams, 1994.
STEINBERG, Leo. Philosophical Brothel. October, Vol. 44 (Primavera, 1988), pp. 36.
TOUSSANT, Hélène. Le Bain Turc d?Ingres. Paris: Éditions de la Réunion des Musées Nationaux, 1971.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2017 Janaína Nagata Otoch