Transplante da Igreja do Rosário dos Homens Pretos
Capa preta com título "Os silêncios na História da Arte", data e número da edição. Na parte inferior, a pintura de quatro pessoas brancas com vestimentas de época sentadas em volta de uma mesa.
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Palavras-chave

Igreja do Rosário dos Homens Pretos
Irmandades
Patrimônio cultural

Como Citar

LIMA, Heloisa Rosa Costa. Transplante da Igreja do Rosário dos Homens Pretos: São Paulo 1903-1908. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 12, p. 329–332, 2017. DOI: 10.20396/eha.12.2017.4528. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4528. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

A cidade é um texto, é composta por uma linguagem materializada que tem sua própria História, fornece seus próprios documentos de análise. A Igreja de nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é simultaneamente o texto materializado, a memória e a identificação da população negra inserida no centro de São Paulo. Na fundação desse grande centro urbano, a população negra já lutava para que esse espaço também a representa se, no presente ela não é algo incrustado dentro de uma paisagem já natural, é fonte de identificação.

https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4528
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