A representação musical no Inferno de Hieronymus Bosch
Capa preta com título "Os silêncios na História da Arte", data e número da edição. Na parte inferior, a pintura de quatro pessoas brancas com vestimentas de época sentadas em volta de uma mesa.
PDF

Palavras-chave

Hieronymus Bosch
Música
Inferno

Como Citar

DUARTE, Grasiela Prado. A representação musical no Inferno de Hieronymus Bosch: escrita e torturas musicais. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 12, p. 304–313, 2017. DOI: 10.20396/eha.12.2017.4525. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4525. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

Seu nome era Jeroen van Anthoniszoon Aken, porém utilizava o pseudônimo Hieronymus Bosch. Há dúvidas a respeito da data de seu nascimento, estima-se que seja em meados do século XV (1450). Hieronymus Bosch nascera na cidade de 's-Hertogenbosch, de onde emprestou seu nome, também conhecida por Bois-le-Duc, localizada no Brabante.

https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4525
PDF

Referências

BENEZIT, E. Dictionary of Artists. Vol. 2. Paris: Gründ, 2006.

BOSCH, Grandes Mestres – Bosch. São Paulo: Abril Coleções, 2011.

BURNS, Janet, 2016. Brief history of devil?s tritone. Artigo disponível em: <http://mentalfloss.com/article/77321/brief-history-devils-tritone> (consulta ao site em 28 de novembro de 2017, às 20h30).

CARREIRO, Rodrigo; MIRANDA, Suzana Reck. Representações sonoras do diabo no cinema: vozes múltiplas e músicas mínimas em „O Exorcista?. p. 10. Associação Nacional dos Programas de PósGraduação em Comunicação – COMPOS. Artigo disponível em: <http://www.compos.org.br/biblioteca/artigocomposcomautoria_2862.pdf> (consulta ao site em 26 de novembro de 2017, às 19h00).

GROUT, Donald; PALISCA, Claude. História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 2007.

HERZFELD-SCHILD, Marie Louise. „He plays on the pillory?. The Use of Musical Instruments for Punishment in the Middle Ages and the Early Modern Era. Artigo Científico em Torture, volume 23, 2, 2013, p. 16. apud H. Fisher, 1971.

HOLSINGER, Bruce. Music, Body, and Desire in Medieval Culture: Hildegard of Bingen to Chaucer. Stanford University Press, 2001.

QUÍRICO, T. A representação do Juízo Final como imagem devocional. XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis, SC, 2015.

QUÍRICO, T. A representação do Cristo juiz em pinturas toscanas do Trecento ao Cinquecento. Revista Concinnitas (UERJ), n. 23, vol. 2, 2013.

QUÍRICO, T. As funções do Juízo final como imagem religiosa. 2010. Disponível em: . Acesso em: 20/08/2016.

SILVER, L. Jheronymus Bosch and the Issue of Origins. Journal of Historians of Netherlandish Art. Vol. 1, Issue 1. 2009.

SUMMERS, David; O‘ROURKE-JONES, Ruth. Music: The definitive visual history. New York: 1st American Ed, 2013.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Grasiela Prado Duarte

Downloads

Não há dados estatísticos.