Resumo
Este artigo tem por objetivo levantar algumas questões pertinentes no que diz respeito à iconografia da imigração a partir da obra "Os emigrantes" [Fig. 01], de Antonio Rocco, pertencente à Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Referências
COLI, Jorge. O corpo da liberdade: reflexões sobre a pintura no século XIX. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
FAVARO, Cleci Eulalia, Imagens Femininas: contradições, ambivalências, violências. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
LUCIE-SMITH, Edward; DARS, Celestine. Work and Struggle: the painter as witness 1870-1914. Londres: Paddington Press LTD, 1977.
MIYOSHI, Alexander Gaiotto. “Os Emigrantes, de Antonio Rocco: retrato de quem veio", Boletim (USP. Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia do Departamento de Artes Plásticas), v. 1, p. 85-102, 2012.
PENTUCCI, Maila. “Identità femminile e Grande Emigrazione. Donne che partono e donne che restano tra le colline marchigiane e la Pampa argentina”, Diacronie, Studi di Storia Contemporanea: Storia transnazionale e prospettive transnazionali nell?analisi storica, N. 6, 2|2011.
ROSA, Miriam Debieux; BERTA, Sandra Letícia; CARIGNATO, Taeco Toma, ALENCAR, Sandra. "A condição errante do desejo: os imigrantes, migrantes, refugiados e a prática psicanalítica clínico-política", Revista Latinoamericana de Psicopatia Fundamental, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 497-511, setembro 2009.
ROSA, Miriam Debieux, "Migrantes, Imigrantes e Refugiados: a Clínica do Traumático". Revista de Cultura e Extensão USP, São Paulo, v. 7, p. 67-76, may 2012. ISSN 2316-9060. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rce/article/view/46597>. Acesso em: 27 jan. 2018.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2017 Gabrieli Simões