O bosque enquanto masmorra
Capa preta com título "Os silêncios na História da Arte", data e número da edição. Na parte inferior, a pintura de quatro pessoas brancas com vestimentas de época sentadas em volta de uma mesa.
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Palavras-chave

Bosque
Selva
Alegoria
Pintura
Eduardo Berliner

Como Citar

MEDEIROS, Gabriel Morais. O bosque enquanto masmorra: alegorias da ambiência selvática na pintura de Eduardo Berliner. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 12, p. 280–287, 2017. DOI: 10.20396/eha.12.2017.4522. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4522. Acesso em: 26 jul. 2024.

Resumo

Este trabalho propõe, em termos gerais, uma interpretação da categoria de ambiência do bosque/floresta/parque na recente produção pictórica de Eduardo Berliner (RJ, 1978). Chamamo-la categoria de ambiência por considerarmos os ícones que compõem esse tipo de cenário um motivo alegórico, com claves sêmicas constantes, que surgirão em determinadas obras do artista, compondo um sistema iconográfico coerente.

https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4522
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