O bosque enquanto masmorra
Capa preta com título "Os silêncios na História da Arte", data e número da edição. Na parte inferior, a pintura de quatro pessoas brancas com vestimentas de época sentadas em volta de uma mesa.
PDF

Palavras-chave

Bosque
Selva
Alegoria
Pintura
Eduardo Berliner

Como Citar

MEDEIROS, Gabriel Morais. O bosque enquanto masmorra: alegorias da ambiência selvática na pintura de Eduardo Berliner. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 12, p. 280–287, 2017. DOI: 10.20396/eha.12.2017.4522. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4522. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

Este trabalho propõe, em termos gerais, uma interpretação da categoria de ambiência do bosque/floresta/parque na recente produção pictórica de Eduardo Berliner (RJ, 1978). Chamamo-la categoria de ambiência por considerarmos os ícones que compõem esse tipo de cenário um motivo alegórico, com claves sêmicas constantes, que surgirão em determinadas obras do artista, compondo um sistema iconográfico coerente.

https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4522
PDF

Referências

BATAILLE, G. A literatura e o mal. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 1990.

ESOPO. Fábulas completas. São Paulo: Cosac-Naify, 2013.

FIORIN, J. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.

FREUD, S. O inquietante. In: Obras completas vol. 14. São Paulo: Cia. Das Letras, 2013.

GRIMM, J.; GRIMM, W. Contos maravilhosos, infantis e domésticos. São Paulo: Cosac-Naify, 2012.

HOSSAKA, L. [coord.]. Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, vol. 2. São Paulo: Prêmio editorial, 2008.

HUGO MÃE, W. A desumanização. São Paulo: Cosac-Naify, 2014.

JOLY, M. A imagem e os signos. Lisboa: edições 70, 2000.

KAFKA, F. A metamorfose. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

KAFKA, F. Na colônia penal. São Paulo: Cia. Das Letras, 2001.

KAPPLER, C. Monstros, demônios e encantamentos no fim da Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

LEITE NETO, A. A pintura inquietante de Eduardo Berliner. Disponível em http://www.casatriangulo.com/pt/artista/9/texto/45/. S. d., n. p.

RONNBERG, A. [org.]. O livro dos símbolos: reflexões sobre imagens arquetípicas. Colônia: Taschen Books, 2012.

SADE. Os 120 dias de Sodoma ou A escola da libertinagem. São Paulo: Iluminuras, 2006.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Gabriel Morais Medeiros

Downloads

Não há dados estatísticos.