“Fundação de São Vicente”, de Benedito Calixto
Capa preta com título "Os silêncios na História da Arte", data e número da edição. Na parte inferior, a pintura de quatro pessoas brancas com vestimentas de época sentadas em volta de uma mesa.
PDF

Palavras-chave

Benedito Calixto
Museu Paulista
Centenário do Descobrimento do Brasil

Como Citar

POLIDORI, Eduardo. “Fundação de São Vicente”, de Benedito Calixto: da comemoração do IV Centenário do Descobrimento do Brasil Ao Museu Paulista. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 12, p. 227–236, 2017. DOI: 10.20396/eha.12.2017.4514. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4514. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

A "Fundação de São Vicente", de Benedito Calixto, foi incorporada à coleção do Museu Paulista em novembro de 1900. Por representar o contato inicial entre Martim Afonso de Souza e os líderes indígenas Tibiriçá e Caiubi no momento da fundação da capitania de São Vicente, a tela foi mobilizada ao longo do século XX como parte da construção do imaginário político brasileiro, tomando a experiência paulista como referencial. 

https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4514
PDF

Referências

ALVES, A. M. de. A. O Ipiranga apropriado: ciência, política e poder. O Museu Paulista 1893-1922. São Paulo: Humanitas, EDUSP, 2001.

ALVES, C. F. Benedito Calixto e a construção do imaginário republicano. Bauru: EDUSC, 2003.

ANDERSON, B. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. (Trad. Denise Bottman). São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BREFE, A. C. F. O Museu Paulista – Afonso Taunay e a memória nacional. São Paulo: Editora UNESP, Museu Paulista, 2005.

COLI. J. Como estudar a arte brasileira do século XIX? São Paulo: Editora SENAC de São Paulo, 2005. (Série Livre Pensar, 17).

COSTA, A. M. da et SCHWARCZ, L. M. 1890-1914: No tempo das certezas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

FERREIRA, A. C. A epopeia bandeirante: letrados, instituições, invenção histórica (1870-1940). São Paulo: Editora UNESP, 2002.

FIGUEIREDO, B. G. et VIDAL, D. G. (orgs.) Museus. Dos Gabinetes de Curiosidades à Museologia Moderna. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013. (Coleção Patrimônio, 5).

FIGUEIRÔA, S. F. M. Modernos Bandeirantes: A Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo e a exploração científica do território paulista (1886-1931). Dissertação de Mestrado. FFLCH/USP, 1987.

GAGLIARDI, J. M. O indígena e a República. São Paulo: EDUSP, Hucitec, SEC-SP, 1989.

GEARY, P. J. O Mito das Nações. A invenção do nacionalismo. São Paulo: Conrad, 2005.

HOOPER-GREENHILL, E. Museums and the Interpretation of Visual Culture. Routledge: New York, 2000.

LIMA JR., C. R. Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional. Dissertação de Mestrado. IEB/USP, 2015.

MARINS, P. C. G. Nas matas com poses de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica europeia. IN: Revista do IEB, n. 44, fev. 2007.

MATOS, O. N. de. Afonso Taunay, historiador de São Paulo e do Brasil. Perfil biográfico e ensaio bibliográfico. São Paulo: Museu Paulista da USP, 1977. (Coleção Museu Paulista, série ensaios, vol. 01).

MENESES, U.T.B. Pintura histórica: documento histórico? IN: Museu Paulista – USP (org.). Como explorar um museu histórico (material didático). São Paulo: Museu Paulista - USP, 1992.

MENESES, U.T.B. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. IN: Anais do Museu Paulista, SP, v. 2, jan/dez, 1994.

MONTEIRO, M. C. S. Fundação de São Paulo, de Oscar Pereira da Silva: trajetórias de uma imagem urbana. Dissertação de Mestrado, FAU-USP, 2012.

MORAES, F. R. de. Uma coleção de história em um museu de ciências naturais: o Museu Paulista de Hermann von Ihering. IN: Anais do Museu Paulista, v. 16, n. 01, p. 220-221.

NERY, P. Arte, pátria e civilização. A formação dos acervos artísticos do Museu Paulista e da Pinacoteca do Estado de São Paulo. (1893-1912). Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo, 2015.

NEVES,C. M. das. A Vila de São Paulo de Piratininga. Fundação e Representação. São Paulo: Annablume; FAPESP; 2007.

OLIVEIRA, L. L. A Questão Nacional na Primeira República. São Paulo, Brasiliense, 1990.

OLIVEIRA, Maria Alice Milliet de (org.). Benedito Calixto: memória paulista. São Paulo: Banespa/Pinacoteca do Estado, 1990.

PICCOLI, V. (org.) et al. Coleções em Diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2016.

SCHWARCZ, L. K. M. O espetáculo das raças: Cientistas, instituições e questão racial no Brasil. 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

STUMPF. L. K. A terceira margem do Rio: mercado e sujeitos na pintura de história de Antônio Parreiras. Dissertação de Mestrado. IEB/USP, 2014.

SOUZA, Marli Nunes de (org.). Benedito Calixto: um pintor à beira mar. (catálogo) Santos: Fundação Pinacoteca Benedito Calixto, 2002.

THUILLER, J. Le problème des ?grands formats?. IN: Revue de l’Art, n. 102, 1993.

WANDERLEY, M. da R. Jubileu Nacional: A comemoração do quadricentenário do Descobrimento do Brasil e a refundação da identidade nacional (1900). Dissertação de Mestrado. UFRJ, 1997.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Eduardo Polidori

Downloads

Não há dados estatísticos.