A montagem na pintura de Edward Hopper e na imagem cinematográfica
Capa preta com título "Os silêncios na História da Arte", data e número da edição. Na parte inferior, a pintura de quatro pessoas brancas com vestimentas de época sentadas em volta de uma mesa.
PDF

Palavras-chave

Cinema
Montagem
Pintura
Gustav Deutsch
Edward Hopper

Como Citar

DONADUZZI, Carlos Alberto. A montagem na pintura de Edward Hopper e na imagem cinematográfica: uma análise a partir do filme Shirley: Visions of reality, de Gustav Deutsch. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 12, p. 138–143, 2017. DOI: 10.20396/eha.12.2017.4486. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4486. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

O presente artigo busca discutir a intimidade das pinturas do artista norte-americano Edward Hopper (1882 – 1967) com a imagem cinematográfica, sobretudo implicações relativas ao conceito de montagem, não somente enquanto elemento do cinema, mas também da pintura. Com isso, busca-se apontar diálogos entre as obras de Hopper com o cinema a partir da análise do filme Shirley: Visions of reality (2013) de Gustav Deutsch, um longa-metragem experimental que conecta treze telas de Hopper em uma narrativa ficcional.

https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4486
PDF

Referências

AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

BELLOUR, Raymond. Entre-imagens. Campinas: Editora Papirus, 1997.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2002.

KRANZFELDER, Ivo. Edward Hopper 1882 – 1967: visão da realidade. Köln: Taschen, 2003.

THE ART STORY - MODERN ART INSIGHT. Giorgio de Chirico - Italian Painter. Disponível em: <http://www.theartstory.org/artist-de-chirico-giorgio.htm>. Acesso em: 24 nov. 2017.

Referência Filmográfica

SHIRLEY, Visions of reality. Direção: Gustav Deutsch. Produção: Gabriele Kranzelbinder. KGP Production: Viena, Áustria, 2013, 93 min, Som, Color, DCP.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Carlos Alberto Donaduzzi

Downloads

Não há dados estatísticos.