Resumo
Artista, fotógrafo, engenheiro, cientista, crítico, professor... o surgimento póstumo de Alair Gomes na cena artística brasileira dos anos 1990 teve como eixo principal o pressuposto de que sua fotografia era predominantemente homoerótica. Desde então, a sua permanência no debate parece ter sido paulatina e crescente na consolidação da escolha deste passado do autor.
Referências
GOMES, Alair. Impressões da V Bienal de São Paulo. Jornal do Brasil, Suplemento Dominical, 21.11.1959, p. 2.
GOMES, Alair. Breve estudo de abstração (I). Jornal do Brasil, Suplemento Dominical, 27.08.1960, p. 5.
GOMES, Alair. Breve estudo de abstração (II). Jornal do Brasil, Suplemento Dominical, 03.09.1960, p. 7.
GOMES, Alair. Artes Plásticas na Bienal de 1961. Diário de Noticias. Suplemento Literário. 24.12.1961, p. 4.
GOMES, Alair. O júri da Bienal de 1961 e seus resultados. Diário de Notícias, Suplemento Literário, 31.12. 1961, p. 4.
GOMES, Alair. A Universidade do Prof. Vieira Pinto. Cadernos Brasileiros, n. 14, 1962.
GOMES, Alair. O Conceito de Liberdade na Ciência Contemporânea. Cadernos Brasileiros, n. 30, Jul. Ago. 1965, p. 3-17.
GOMES, Alair. Riscadores de milagres. Cadernos Brasileiros. Ano IX. n. 41, Mai. Jun. 1967, p. 92-95..
GOMES, Alair. Os protestos. Cadernos Brasileiros. Ano IX, n. 6, nov. dez. 1967,
GOMES, Alair. Undestanding Media. Cadernos Brasileiros. Ano XI – n. 56, Nov-Dez. 1969, p. 82-87.
HUYSSEN, Andreas. Resistência à memória: usos e abusos do esquecimento público. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Trad. Vera Ribeiro, 1º ed. Rio de Janeiro: Contraponto/Museu de Arte do Rio, 2014, p. 155-176.
PAIVA, Joaquim. Entrevista com Alair Gomes. 19 de Julho de 1983. Texto datilografado. Centro de Documentação, FUNARTE – Rio de Janeiro.
TRÍSTAN, Eduardo Rey. Estados Unidos y América Latina durante la Guerra Fría: la dimensión cultural. In: CALANDRA, Benedetta; FRANCO, Marina. La Guerra Fría Cultural en América Latina: desafios y limites para una nueva mirada de las relaciones interamericanas. Buenos Aires: Ed. Biblos, 2012.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2017 André Pitol