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Apontamentos sobre arte e patrimônio têxtil
No centro, ilustração de aparência antiga com um homem de vestes amarelas escrevendo com uma pena em um caderno, em frente à um armário de madeira. As partes superior e inferior da capa contém um fundo azul com as informações sobre o evento.
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Palavras-chave

Pesquisa Têxtil
Educação patrimonial
Patrimônio têxtil

Como Citar

LEÃO, Joelma. Apontamentos sobre arte e patrimônio têxtil: conhecer para preservar, mas como?. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 5, p. 225–232, 2009. DOI: 10.20396/eha.5.2009.4013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4013. Acesso em: 10 out. 2024.

Resumo

Parece-nos, hoje, que a inacessibilidade do pesquisador junto a alguns museus do país não avançou tanto quanto poderíamos imaginar. O que falar então, sobre uma categoria de patrimônio que, ainda, não é muito entendido ou conhecido, não só pelo público leigo, mas, também, pelos seus próprios “benfeitores profissionais”? A Educação Patrimonial, atividade que se esmera em um país como o Brasil para levar o conhecimento do patrimônio cultural a setores diversos, sobretudo aqueles do universo educacional, em seu nível fundamental e médio, ao que parece, deverá desdobrar-se em uma ação hercúlea para levar tal entendimento às esferas específicas que recebem, salvaguardam e detém o tal patrimônio. A saber, os próprios museus. Esse artigo tem como objetivo “tácito” colocar as experiências de alguns pesquisadores têxteis quanto a expectativa e frustração de acesso aos seus objetos de análise, bem como o aprendizado obtido por eles durante tais investidas.

https://doi.org/10.20396/eha.5.2009.4013
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Referências

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Figura 1: FUNARI, Pedro Paulo e FUNARI, Raquel dos Santos. Educação Patrimonial: teoria e prática . In: SOARES, André Luis Ramos e KLAMT, Sergio Célio (organizadores). Educação Patrimonial: Teoria e Prática. Santa Maria: Editora UFSM, 2008, pp.11-21.

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Copyright (c) 2009 Joelma Leão

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