O papel da arte na monumentalização da violência
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Arte
Monumento
Violência
Negritude

Como Citar

MORANI, M. O papel da arte na monumentalização da violência. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 876–884, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3486. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3486. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3486
PDF

Referências

ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, E. L. (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 93-110.

BENJAMIN, Walter. Teorias do Fascismo Alemão. In: Obras Escolhidas, Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgo Paulo Ravanet. 7. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. P.65

CARNEIRO, Sueli. A Construção do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser. São Paulo: Feusp, 2005. (Tese de Doutorado)

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3a Ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FONSECA, Raphael. Retrato. In: História da arte: ensaios contemporâneos. Org.: Marcelo Campos, Maria Berbara, Roberto Conduru, Vera Beatriz Siqueira. Rio de Janeiro, EdUERJ, 2011.

KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity. Rio de Janeiro: Revista Arte & Ensaios n.17, EBA/UFRJ, 2009.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Trad. Renata Santini. São Paulo: n-1 edições, 2018.

MENEZES, Hélio. Jaime Lauriano: contra a oficialidade. São Paulo: Editora Três, Revista seLecT ed. 42, 2019. Disponível em: https://www.select.art.br/jaime-lauriano-contra-a-oficialidade/

SIMÕES, Igor Moraes. Notas, fragmentos, visibilidades e encontros para histórias negras da arte. Pelotas: In: Paralelo 31 /UFPEL, edição 11, 2018, p. 22-35.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.