Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, E. L. (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 93-110.
BENJAMIN, Walter. Teorias do Fascismo Alemão. In: Obras Escolhidas, Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgo Paulo Ravanet. 7. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. P.65
CARNEIRO, Sueli. A Construção do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser. São Paulo: Feusp, 2005. (Tese de Doutorado)
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3a Ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FONSECA, Raphael. Retrato. In: História da arte: ensaios contemporâneos. Org.: Marcelo Campos, Maria Berbara, Roberto Conduru, Vera Beatriz Siqueira. Rio de Janeiro, EdUERJ, 2011.
KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity. Rio de Janeiro: Revista Arte & Ensaios n.17, EBA/UFRJ, 2009.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Trad. Renata Santini. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MENEZES, Hélio. Jaime Lauriano: contra a oficialidade. São Paulo: Editora Três, Revista seLecT ed. 42, 2019. Disponível em: https://www.select.art.br/jaime-lauriano-contra-a-oficialidade/
SIMÕES, Igor Moraes. Notas, fragmentos, visibilidades e encontros para histórias negras da arte. Pelotas: In: Paralelo 31 /UFPEL, edição 11, 2018, p. 22-35.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte