Adolf von Hildebrand, Victor Brecheret e a imagem a distância
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Adolf von Hildebrand
Escultura
Teoria da Pura Visibilidade
Victor Brecheret
Monumento às Bandeiras

Como Citar

PINHEIRO, Eliane. Adolf von Hildebrand, Victor Brecheret e a imagem a distância. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 1129–1140, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3407. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3407. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3407
PDF

Referências

AMARAL, Aracy. Artes plásticas na Semana de 22. São Paulo: Editora Perspectiva-Edusp, 1972.

BATISTA, Marta Rossetti. Bandeiras de Brecheret: História de um Monumento (1920-1953). Departamento do Patrimônio Histórico, 1985.

BALDRY, Francesca. Abitare e collezionare: note sul collezionismo fiorentino tra la fine dell’Ottocento e gli inizi del Novecento. In: Herbert Horne e Firenze. Atti della giornata di Studi, a cura di E. Nardinocchi, Firenze, Edizioni della Meridiana, 2005.

BISCHERI, Davide. Carlo Placci: Adolf von Hildebrand, la Germania e alcune considerazioni estetiche di un dilettante appassionato d'arte (diari, carteggi, articoli: 1895-1924). Mitteilungen des Kunsthistorischen Institutes in Florenz, 48. Bd., H. 3 (2004), pp.383-416. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/27655366 (último acesso: 15/12/19).

CAMARGO, Ana Maria de Almeida (org.). São Paulo, 1932. São Paulo: Imprensa Oficial, 1982.

CAPPELLANO, L. C. Nos dédalus da memória, ao encontro de dois enigmas, ensaio, . Parte de mestrado realizado na Unicamp, não concluído. São Paulo: Edição do autor, 2015. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/nos-dedalos-da-memoria/2867/ (último acesso: 13/12/19).

CHIARELLI, Tadeu. “A obra de Galileo Emendabili: síntese e superação de influências”. In: Um Modernismo que veio depois. 1. ed. São Paulo: Alameda, 2012, pp. 172-190.

CHIARELLI, Tadeu. Brecheret, a escultura e a pedra rolada. Pinakotheke, 2018.

CHIARELLI, Tadeu. “O Novecento e a arte brasileira”. Revista de italianística, 1995.

CHIARELLI, Tadeu. “Plano em repouso/ plano em tensão: Hildebrand e a arte contemporânea brasileira”. In: Arte internacional brasileira. 2a edição. São Paulo: Lemos-Editorial, 2002, pp. 86-99.

CROCE, Benedetto. “La teoria dell’arte come pure visibilità”. In: Nuovi saggi di estetica. 2a edição. Bari, 1926.

HILDEBRAND, Adolf von. Il problema della forma. Milano: TEA, 1996.

LESSING, Gotthold Ephraim. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia: com esclarecimentos ocasionais sobre diferentes pontos da história da arte antiga. Introdução, tradução e notas: Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 2011, 2.ed.

PECCININI, Daisy. Brecheret e a Escola de Paris. São Paulo: Instituto Victor Brecheret/FM Editorial, 2011.

WALDMAN, Thaís Chang. Entre batismos e degolas: (des)caminhos bandeirantes em São Paulo. Tese de Doutoramento em Antropologia Social. São Paulo: Universidade São Paulo, FFLCH, 2018.

WINCKELMANN, Johann Joachim. Reflexões sobre a Arte Antiga. Estudo Introdutório de Gerd A. Bornheim. Trad. de Hebert Caro e Leonardo Tochtrop. Porto Alegre: Movimento; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1975.

ZANINI, Walter. Tendências da escultura moderna. Editôra Cultrix Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1971.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.