Resumo
Pôster apresentado no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
BITTENCOURT, Renata. Modos de negra e modos de branca: O retrato “Baiana“ e a imagem da mulher negra na arte do século XIX. Campinas, SP, 2005. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
CALANCA, Daniela. História Social da Moda. Tradução de Renato Ambrósio. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.
CIDREIRA, Renata Pitombo et al (Org.). As vestes da Boa Morte. Cruz das Almas, BA: Editora UFRB, 2015.
CORRÊA, Norton F. O Batuque do Rio Grande do Sul: antropologia de uma religião afro-rio-grandense, Porto Alegre: Ed. da Universidade, 1992
CORUJA, Antônio Álvares Pereira. Antigualhas: reminiscências de Porto Alegre. Organização e notas de Sérgio da Costa Franco. 2.ed. Porto Alegre: UE/Porto Alegre, 1996. 152p.
CORUJA, Antônio Álvares Pereira. Antigualhas: reminiscências de Porto Alegre. Porto Alegre: Tipografia do Jornal do Comércio, 1881.
DAMISCH, Hubert. Entrevista com Hubert Damisch. [Entrevista concedida a] Joana Cunha Leal. Revista do IHA, Lisboa, n.3, pp. 7-18. 2007. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10362/12466>. Acesso em: 16 set. 2019.
FACTUM, Ana Beatriz Simon. Joalheria escrava baiana: a construção histórica do design de joias brasileiro. In: Biblioteca Digital USP. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-13012010-154213/pt-br.php. Acesso em: 26 nov. 2019.
FERREIRA, Athos Damasceno. Apontamentos para o estudo da indumentária no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Faculdade de Filosofia/UFRGS, 1957.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o minidicionário da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2004. 474p.
GINZBURG, Carlo. Sinais: Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução de Federico Carotti. 2ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. 3a ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
KOUTSOUKOS, Sandra Sofia Machado. Negros no estúdio do fotógrafo: Brasil, segunda metade do século XIX. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.
LODY, Raul Giovanni. Candomblé: religião e resistência cultural. São Paulo: Ed. Ática, 1987.
LODY, Raul Giovanni. Dicionário de arte sacra & técnicas afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2003.
LODY, Raul Giovanni. Moda e história: as indumentárias das mulheres de fé - fotografias de Pierre Fatumbi Verger. Ed.
Senac. São Paulo, 2015.
LODY, Raul Giovanni. O que que a bahiana tem: pano-da-costa e roupa de baiana. Rio de Janeiro: Funarte. IPHAN, 2003.
MARTINS, Liana Bach. A Geografia Histórica de Porto Alegre através de três olhares: 1800 – 1850 (RS). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14870/000655853.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 de nov. 2019.
MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: Fotografia e História Interfaces. In: Tempo. Rio de Janeiro, vol.1 n. 2. Disponível em: http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-4.pdf. Acesso em: 23 set. 2019.
PEREIRA, Lúcia Regina Brito. Cultura e afrodescendência: Organizações negras e suas estratégias educacionais em Porto Alegre (1872 – 2002). Porto Alegre, RS, 2007. Tese (Doutorado em História) – Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
REIS, Vanessa. Da baixa boemia à baixa cidade: limites do bairro cidade baixa no imaginário urbano de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, 2018. Dissertação (Mestrado em Cidade, Cultura e Política) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ROCHE, Daniel. A cultura das aparências: uma história da indumentária (século XVII-XVIII). Tradução: Assef Kfouri. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
SANDRI, Sinara Bonamigo. Um fotógrafo na mira do tempo: Porto Alegre, por Virgílio Calegari. Porto Alegre, RS, 2007. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SANTOS, Guarani. Os primeiros tempos. In: SANTOS, Irene (org.). Negro em Preto e Branco: história fotográfica da população negra de Porto Alegre. FUMPROARTE: Porto Alegre, 2005.
SCHNEID, Frantieska Huszar. Fotografias de Casamento: memórias compartilhadas a partir de acervos pessoais. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 2015.
SERAFIM, Vanda Fortuna. O significado da indumentária para os orixás. In: SIMILI, Ivana Guilherme; VASQUES, Ronaldo Salvador (orgs). Indumentária e Moda: caminhos investigáveis. Maringá: Eduem, 2013. 220 p. il. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=Q0I8CwAAQBAJ&lpg=PA71&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 22 nov. 2019.
SILVA, Gabriela Correa da. Da ficção à história: a escrita da História de Athos Damasceno Ferreira (1940 - 1974). Anais eletrônicos do XI Encontro Estadual da APNPUH 2012. Rio Grande: FURG, 2012. Disponível em: <http://www.eeh2012.anpuh-rs.org.br/resources/ anais/18/1344882953_ARQUIVO_Anpuhtextofinal.pdf>. Acesso em 27 de nov. 2019.
SILVA, Marlise Vinagre. Gênero e Religião: o exercício do poder feminino na tradição étnico-religiosa iorubá no Brasil. In: Revista de Psicologia da UNESP 9(2), São Paulo, 2010. Disponível em: <https://docplayer.com.br/147808141-Genero-e-religiao-o-exercicio-do-poder-feminino-na-tradicao-etnico-religiosa-ioruba-no-brasil.html>. Acesso em: 27 nov. 2019.
SILVA, Úrsula de Carvalho (org.). História da Indumentária. In: Apostila de Projeto de Coleção IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Araranguá, 2009.
SOUZA, Patrícia Ricardo. Axós e Ilequês: rito, mito e a estética do candomblé. São Paulo, 2007. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte