Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
A paisagem na arte: 1690-1998: artistas britânicos na coleção da Tate. Curadoria e textos de Humpfreys. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2015
AGOSTINI, Revista Ilustrada, 23 de dezembro de 1882, ano VII, n. 326, p. 2. Disponível em: http://dezenovevinte.net/artigos_imprensa/criticas_agostini.htm
CAVALCANTI, Ana M. T. A pintura de paisagem ao ar livre e o anseio por modernidade no meio artístico carioca no final do século XIX. In: Cadernos da Pós-Graduação do Instituto de Artes/ Unicamp. Ano 6, v.6, n.1, 2002.
COCCIA, E. A vida sensível. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2010.
PEREIRA, Sonia Gomes. Arte, ensino e academia: estudos e ensaios sobre a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad: FAPERJ, 2016
DAZZI, Camila. “A Reforma de 1890": continuidades e mudanças na escola nacional de belas artes (1890-1900). Atas III Encontro de História da Arte IFCH / UNICAMP. Campinas, 2007. Disponível em: http://www.unicamp.br/chaa/eha/atas/2007/DAZZI,%20Camila.pdf
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur. 'As bellezas naturaes do nosso paiz': o lugar da paisagem na arte brasileira, do Império à República. Concinnitas (Rio de Janeiro. Impresso), v. 1, p. 120-133, 2009.
KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90 (UFRGS), v. 15, p. 151-168, 2008.
SALGUEIRO, Valéria. A paisagem como gênero artístico in Antônio Parreiras: notas e críticas, discursos e contos – coletânea de textos de um pintor paisagista. Niterói: EdUFF, 2000.
SERAPHIM, Miriam N. 1890 – o primeiro ano da república agita o meio artístico brasileiro e marca a carreira de Eliseu Visconti in Oitocentos – Arte Brasileira do Império à Primeira República. Org. Ana Maria T. Cavalcanti, Camila Dazzi, Arthur Valle. Rio de Janeiro: EBA-UFRJ/DezenoveVinte, 2008.
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