Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
FRASCINA, Francis et al. Modernidade e modernismo: a pintura francesa no século XIX. Cosac Naify, 1998.
BRANCATO, J.V.R. Imagens de ateliers na crítica de arte de Adalberto Mattos. MODOS. Revista de História da Arte. Campinas, v. 3, no 2, mai. 2019. Disponível online.
CHOTARD, Loïc. La bohème de Murger. In: CHOTARD, Loïc. Approches du XIXe siècle. Paris: Presses Paris Sorbonne, 2000.
CHRISTO, M.C.V. Retratos de grupos de artistas no Brasil: as obras de Arthur Timótheo da Costa e Angelo Bigi. MODOS. Revista de História da Arte. Campinas, vol. 3, no 2, mai. 2019 Disponível online.
DENIS, Rafael Cardoso. A arte brasileira em 25 quadros (1790-1930). Rio de Janeiro: Record, 2008.
GOMES, Natália Cristina de Aquino. Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919). Guarulhos: UNIFESP, 2019 (Dissertação de Mestrado em História da Arte).
NETO, Américo Gonçalves. Seelinger, um pintor da nossa “Belle Époque”. Boletim do Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. MNBA, ano 7, 1988.
PERROT, Michelle (org.). História da vida privada 4: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
SEVCENKO, Nicolau; NOVAIS, Fernando A. (orgs.) História da vida privada no Brasil – República: da Belle Époque à Era do Rádio. Companhia das Letras, 1998, vol. 3.
SILVA, Heloisa Maria Seelinger Pereira da. O sol anárquico: reflexões sobre a criação artística e o processo criativo na obra de Helios Seelinger. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003 (Dissertação de Mestrado em Psicologia).
SORAIA Cals Escritório de Arte; Marcela Cals Leiloeira. Leilão Abril de 2019 (Catálogo). São Paulo: abr. 2019.
VALLE, Arthur. Sociabilidade, boêmia e carnaval em ateliês de artistas brasileiros em fins do século XIX e início do XX. In: VALLE, Arthur et al. (orgs.) Oitocentos – Tomo IV: O ateliê do artista. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, 2017.
VALLE, Arthur. Helios Seelinger, um pintor “salteado”. 19&20, Rio de Janeiro, v. I, no 1, mai. 2006. Disponível online.
VALLE, Arthur; DAZZI, Camila. Studio studies e fotografias de atelier de pintores brasileiros. AURA. Revista de Historia y Teoría del Arte, no 3, jun. 2015. Disponível online.
VALLE, Arthur; DAZZI, Camila. Ateliês de artistas brasileiros em Paris através da fotografia. Revista de História da Arte e Arqueologia, Campinas, no 23, 2015.
BRANCATO, J.V.R. Imagens de ateliers na crítica de arte de Adalberto Mattos. MODOS. Revista de História da Arte. Campinas, v. 3, no 2, mai. 2019. Disponível online.
CHOTARD, Loïc. La bohème de Murger. In: CHOTARD, Loïc. Approches du XIXe siècle. Paris: Presses Paris Sorbonne, 2000.
CHRISTO, M.C.V. Retratos de grupos de artistas no Brasil: as obras de Arthur Timótheo da Costa e Angelo Bigi. MODOS. Revista de História da Arte. Campinas, vol. 3, no 2, mai. 2019 Disponível online.
DENIS, Rafael Cardoso. A arte brasileira em 25 quadros (1790-1930). Rio de Janeiro: Record, 2008.
GOMES, Natália Cristina de Aquino. Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919). Guarulhos: UNIFESP, 2019 (Dissertação de Mestrado em História da Arte).
NETO, Américo Gonçalves. Seelinger, um pintor da nossa “Belle Époque”. Boletim do Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. MNBA, ano 7, 1988.
PERROT, Michelle (org.). História da vida privada 4: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
SEVCENKO, Nicolau; NOVAIS, Fernando A. (orgs.) História da vida privada no Brasil – República: da Belle Époque à Era do Rádio. Companhia das Letras, 1998, vol. 3.
SILVA, Heloisa Maria Seelinger Pereira da. O sol anárquico: reflexões sobre a criação artística e o processo criativo na obra de Helios Seelinger. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003 (Dissertação de Mestrado em Psicologia).
SORAIA Cals Escritório de Arte; Marcela Cals Leiloeira. Leilão Abril de 2019 (Catálogo). São Paulo: abr. 2019.
VALLE, Arthur. Sociabilidade, boêmia e carnaval em ateliês de artistas brasileiros em fins do século XIX e início do XX. In: VALLE, Arthur et al. (orgs.) Oitocentos – Tomo IV: O ateliê do artista. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, 2017.
VALLE, Arthur. Helios Seelinger, um pintor “salteado”. 19&20, Rio de Janeiro, v. I, no 1, mai. 2006. Disponível online.
VALLE, Arthur; DAZZI, Camila. Studio studies e fotografias de atelier de pintores brasileiros. AURA. Revista de Historia y Teoría del Arte, no 3, jun. 2015. Disponível online.
VALLE, Arthur; DAZZI, Camila. Ateliês de artistas brasileiros em Paris através da fotografia. Revista de História da Arte e Arqueologia, Campinas, no 23, 2015.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte
Downloads
Não há dados estatísticos.