Do desafio à conquista
Capa do Eixo 1, sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Equipe multiprofissional
Saúde
Prevenção de infecções

Categorias

Como Citar

SCHWELLER, Mariana Salhab Dall Aqua et al. Do desafio à conquista: estratégias exitosas de envolvimento multiprofissional. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023018, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5183. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5183. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: No dinâmico cenário do Hospital de Clínicas da Unicamp, o Projeto Saúde em Nossas Mãos, realizado entre 2021 e 2023, enfrentou desafios complexos na busca pela excelência nos cuidados de saúde. Focado na redução da densidade de incidência de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS) na UTI-Adulto, o projeto destacou a necessidade de engajar a equipe multiprofissional em um propósito comum.  Objetivo: Apresentar as estrategias exitosas aplicadas para envolvimento da equipe multiprofissional no projeto. Metodologia: Para alcançar esse objetivo, adotamos uma abordagem multifacetada, implementando estratégias lúdicas, promovendo o envolvimento profissional, valorizando a opinião da equipe e propagando conhecimento. Resultados: Ao monitorar sistematicamente a adesão às práticas preventivas, superamos a meta de 85%, atingindo uma adesão final de 87% aos bundles obrigatórios. Os resultados impressionantes incluíram reduções significativas na incidência de IRAS, refletindo o engajamento e colaboração das diversas categorias profissionais, culminando em impactos notáveis na qualidade e segurança do atendimento. Conclusão: A união de profissionais de diferentes setores foi a chave para o sucesso. A mudança cultural, embora demandasse paciência, persistência e consistência, resultou em uma cultura institucional mais resiliente e adaptável. O projeto não apenas representa uma conquista quantificável, mas semeia as bases para um futuro promissor no cuidado à saúde na instituição.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5183
PDF

Referências

HILTON, K.; ANDERSON, A. Framework da Psicologia da Mudança para avançar e manter os esforços de melhoria. Boston, Massachusetts: Institute for Healthcare Improvement; IHI, 2018.

BC PATIENT SAFETY & QUALITY COUNCIL. Conjunto de ferramentas para a mudança da cultura. 2017. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pnsp/materiais-de-apoio/arquivos/conjunto-de-ferramentas-para-a-mudanca-de-cultura. Acesso em: 07/10/2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Mariana Salhab Dall Aqua Schweller, Luciana Aparecida Costa Carvalho, Ana Lucia da Silva, Ana Paula Devite Cardoso Gasparotto, Andrea Devidis Nascimento, Ana Carolina Braz Moitinho, Danilo da Silva Stamponi, Juliana Furlan Ravagnani, Eliane Molina Psaltikidis, Ligia dos Santos Roceto Ratti, Priscila Silva Urquisa, Tiago Cristiano de Lima, Nilcilene Pinheiro Silva, Luís Felipe Bachur (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.